
Comissão da Câmara aprova ‘moção de louvor’ a Trump na semana em que ele impõe tarifa de 50% ao Brasil

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (9/7), uma moção de louvor e regozijo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A votação aconteceu poucas horas antes do anúncio de Trump sobre uma tarifa de 50% nas importações de produtos brasileiros.
A moção, uma prática do costume legislativo brasileiro, é um requerimento simbólico que expressa posicionamentos da Casa Legislativa — seja de apoio, repúdio, solidariedade ou louvor. Neste caso, o objetivo foi manifestar reconhecimento ao presidente norte-americano.
Saiba mais:
- Erika Hilton aciona STF contra Eduardo Bolsonaro por ‘articular com Trump’ e pede bloqueio de bens
- “Os loucos que governaram esse país não voltam mais”, dispara Lula sobre eleições de 2026
A proposta partiu do líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), com o apoio de Gustavo Gayer (PL-GO) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Segundo Sóstenes, Trump “deve ser enaltecido e lembrado como um dos melhores presidentes do mundo e exemplo a ser seguido para a implementação e manutenção de uma democracia moderna e justa”.

A aprovação da moção ocorreu no mesmo dia em que Donald Trump anunciou uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A justificativa, segundo ele, é a alegada perseguição do governo Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado político de Trump.
Durante a semana, Trump já havia sinalizado novas sanções contra países que considera desleais aos EUA.