Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Equipe de Operações Aéreas resgata idosa que estava em estado grave de insuficiência respiratória, em Manaus

Equipe de Operações Aéreas resgata idosa que estava em estado grave de insuficiência respiratória, em Manaus

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 06 de dezembro de 2024

Uma idosa, de 75 anos, foi resgatada no início da tarde desta sexta-feira (06/12), na comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Novo Aleixo, na zona Norte de Manaus. Ela estava em estado grave de insuficiência respiratória e renal.

O coordenador do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), delegado Rafael Montenegro, informou que, após o acionamento por volta das 11h30, a equipe de resgate em auxílio aos médicos intervencionistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), se deslocaram até a comunidade. O percurso que por via terrestre levaria cerca de 1h40, foi realizado em apenas seis minutos, mesmo sob chuva.

“O tempo não estava muito favorável hoje, mas pela gravidade do paciente, a rota foi cuidadosamente analisada para garantir a segurança de voo, e vimos que era possível o resgate, priorizando a proteção da equipe e a eficácia da operação”, disse o delegado.

Após o pouso na base do Dioa a idosa foi encaminhada para o hospital.

“Quando chegamos no Dioa já havia uma ambulância do Samu no aguardo da mesma.  Depois que ela foi estabilizada e devidamente medicada, os médicos encaminharam para uma unidade hospitalar”, finaliza Rafael.

O departamento que já ultrapassou a marca de 50 resgates aeromédicos realizados neste ano ressalta o compromisso não só com operações policiais, mas reafirmando sua missão de estar sempre pronto para atender emergências e salvar vidas.


Leia mais:

Força Tática apreende arsenal de guerra e drogas na zona Norte de Manaus

Rocam apreende drogas e munições em terreno abandonado de Manaus


Resgates

É possível acionar a equipe do Dioa através do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e até mesmo do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), além do disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), o 181.