Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Divulgação de gastos públicos em eventos patrocinados pelo Munícipio podem ser obrigatórios em PL

Divulgação de gastos públicos em eventos patrocinados pelo Munícipio podem ser obrigatórios em PL

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 07 de julho de 2025

O vereador Paulo Tyrone (PMB) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) propôs regras mais rígidas na realização de eventos financiados com recursos públicos. O Projeto de Lei (PL) nº 330/2025, dispõe que valores investidos pela administração municipal em eventos com patrocínio, apoio ou promoção oficial sejam divulgados de forma clara, acessível e visível ao público presente.

“Essa proposta fortalece a transparência dos recursos públicos aplicados em eventos. Além de ser uma medida simples, sem impacto financeiro para a prefeitura, mas que reforça princípios fundamentais da moralidade e ética”, destaca o autor do texto.

De acordo com o PL, a divulgação dos gastos deve acontecer diretamente no local do evento, por meio de placas informativas, painéis digitais ou qualquer outro meio físico ou eletrônico que permita a fácil leitura e compreensão pelo público.


Saiba mais: 

Capoeira é reconhecida como modalidade esportiva no Amazonas

Painel da CMM é usado para votação após meses “inativo” por vereadores


 

Deverão ser divulgados os gastos com infraestrutura, contratação de serviços, cachês artísticos, publicidade e demais despesas associadas à divulgação do evento. Além disso, a proposta proíbe qualquer forma de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, vedando o uso de nomes, imagens, símbolos ou qualquer elemento com essa finalidade.

O Projeto de Lei foi deliberado pelos demais vereadores e segue para segunda Comissão de Constitucional, Justiça e Redação (CCJR) para análise.