Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Drone da FAB cai durante voo de apoio às vítimas das inundações no RS

Drone da FAB cai durante voo de apoio às vítimas das inundações no RS

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 08 de maio de 2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma aeronave Remotamente Pilotada (ARP) caiu e colidiu com o solo em área desabitada, nesta terça-feira (7/05).

Segundo a nota emitida pela FAB, o drone estava sendo usado desde domingo (5) para auxiliar na localização de pessoas que precisam de resgate.

“Uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), da FAB, que é empregada nas missões de apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apresentou durante sua operação um problema técnico e veio a colidir com o solo, em região desabitada, nesta terça-feira (07/05).

Ainda de acordo com a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar os fatores contribuintes da ocorrência aeronáutica.


Leia mais:

No RS, fábrica de cerveja interrompe produção para envasar água potável e doar à população

Repasse federal ao Rio Grande do Sul com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão


O modelo do drone usado é um RQ-900 Hermes, fabricado pela empresa israelense Elbit Systems e pertence à BASM (Base Aérea de Santa Maria). O equipamento possibilita análises em tempo real e alta precisão da localização.

No boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (8/5), o número de mortes registradas subiu para 100. Há 128 desaparecidos e 372 feridos.

Mais de 163 mil pessoas estão desalojadas e outras 66.761 foram acolhidas em abrigos. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do estado.