Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Escritor jurado de morte pelo Islã deve perder olho após ataque nos EUA

Escritor jurado de morte pelo Islã deve perder olho após ataque nos EUA

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 13 de agosto de 2022

Andrew Wilie, o agente do escritor Salman Rushdie, 75 anos, atacado ontem nos EUA durante uma palestra, informou à imprensa que o autor está usando um respirador e deve perder um olho por causa do atentado. Ele falou sobre o estado de saúde de Rushdie em comunicado ao jornal The New York Times.

Wilie disse:

“Salman provavelmente perderá um olho. Os nervos de seu braço foram cortados e seu fígado foi esfaqueado e danificado”.


Leia mais:

Escritor Salman Rushdie é esfaqueado em Nova York

Escritora Lygia Fagundes Telles morre aos 98 anos em São Paulo


Rushdie foi atacado enquanto estava prestes a dar uma palestra no Chautauqua Institution. Hadi Matar, um homem de 24 anos do distrito de Fairview, em Nova Jersey (EUA), foi identificado pela polícia como autor do ataque e está sob custódia. Matar invadiu o palco da instituição onde o escritor palestraria e começou a atacá-lo com socos e facadas. Uma delas atingiu o pescoço de Rushdie. Testemunhas afirmaram que o autor conseguiu sair do palco com ajuda e o agressor foi contido.

Salman Rushdie, que é anglo-indiano, se tornou internacionalmente conhecido quando seu livro de 1988, “Os Versos Satânicos”, foi proibido no Irã por ser considerado blasfemo contra a religião islâmica. Um ano depois, o já falecido líder do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, emitiu uma fatwa, sentença de morte contra Rushdie que poderia ser executada por qualquer fiel e que nunca perdeu sua validade. Uma recompensa também foi emitida para quem matasse o escritor, que desde então viveu sob ameaça.

Via UOL.