Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Paratletas do Amazonas representarão o Brasil no Mundial de Halterofilismo

Paratletas do Amazonas representarão o Brasil no Mundial de Halterofilismo

Alex Filho
Por Alex Filho | 26 de julho de 2025

Os paratletas amazonenses, Maria de Fátima e Lucas dos Santos, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o Mundial de Halterofilismo Cairo 2025. Os paratletas, que receberam patrocínio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, se concentrarão no Centro de Treinamento Paralímpico entre os dias 3 e 4 de outubro, em seguida embarcam para a competição, que ocorrerá no Egito, de 11 a 18 de outubro.

“A convocação da Maria e do Lucas mostra a força do esporte paralímpico amazonense. Isso é reflexo de um trabalho coletivo, de políticas públicas bem direcionadas, e da dedicação dos nossos talentos. O Governo do Amazonas segue comprometido em ampliar o acesso, garantir estrutura e valorizar nossos atletas em todas as modalidades”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo.


Leia mais:

“Só vou decidir meu futuro político em 2026”, declara Sassá sobre possível candidatura nas próximas eleições

Veja momento em que deputados aliados de Bolsonaro saem da frente do STF após ordem de Moraes


Maria de Fátima tem entre suas principais conquistas o bronze na categoria até 67kg nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, bronze na categoria até 67kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, prata na equipe feminina no Mundial de Dubai 2023, bronze na Copa do Mundo de Dubai em 2022. O técnico de Maria, Luiz Claudio Campos, também fará parte da delegação brasileira no Mundial.

“Essa competição é fundamental dentro do ciclo Los Angeles 2028, que já começou com força total. Graças a Deus, consegui atingir o índice necessário e, além disso, tenho a alegria de ver meu técnico, Luís Cláudio, também convocado para representar o Amazonas nesse evento internacional. Nosso trabalho foi reconhecido e estamos vendo os resultados”, exaltou Maria de Fátima.

Lucas dos Santos tem em seu currículo um ouro até 49kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, bronze nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. O paratleta também representará a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Halterofilismo, no Chile, entre os dias 15 a 17 de agosto, e servirá como preparação para o evento no Cairo.

O Mundial será a primeira competição oficial integrante do Qualification Pathway para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, conforme determinação da World Para Powerlifting (WPPO). O Brasil terá sua maior delegação na história da competição, com 25 paratletas, sendo 16 mulheres e nove halterofilistas homens.