Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
EUA vai começar a fiscalizar redes sociais de estudantes, antes de emitir vistos

EUA vai começar a fiscalizar redes sociais de estudantes, antes de emitir vistos

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 19 de junho de 2025

As embaixadas dos Estados Unidos vão começar a verificar os conteúdos exibidos nos perfis de redes sociais pertencentes a estudantes que almejam visto para o país. A orientação foi repassada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos na quarta-feira (18/6).

Nesse processo de verificação, será pedido que os candidatos ao visto deixem os perfis públicos. A orientação do Departamento de Estado dos EUA foi repassada às embaixadas em todo o mundo por meio de um comunicado ao qual alguns veículos de imprensa tiveram acesso.

Um trecho da orientação diz:

“[o Departamento de Estado] exige que os funcionários consulares realizem uma verificação abrangente e completa de todos os requerentes de FMJ [sigla referente a tipo de visto], incluindo a presença on-line, para identificar os requerentes que têm atitudes hostis em relação aos nossos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundadores; que defendem, auxiliam ou apoiam terroristas designados e outras ameaças à segurança nacional dos EUA; ou que perpetram assédio ou violência antissemita ilegal”.


Leia mais:

Governo Trump avalia reality show em que imigrantes competem por cidadania

Após mudanças no rosto, Gkay quase é barrada em imigração por causa da foto dos documentos


Suspensão anterior

A emissão de visto para estudantes entrarem nos Estados Unidos havia sido suspensa temporariamente no dia 27 de maio deste ano. Diante da medida, as universidades de Harvard e Yale informaram a paralisação de entrevistas para novos candidatos internacionais naquela data.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, chegou a afirmar no fim de maio:

“Ninguém tem direito a visto de estudante. A imprensa cobre vistos de estudante como se fossem uma espécie de direito de nascença. Não, um visto de estudante é como se eu te convidasse para a minha casa. Se você entrar na minha casa e colocar todo tipo de porcaria no meu sofá, eu vou te expulsar”.

*Com informações de Metrópoles