Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Flamengo e Bayern de Munique se enfrentam em duelo de gigantes no Mundial

Flamengo e Bayern de Munique se enfrentam em duelo de gigantes no Mundial

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 25 de junho de 2025

O Mundial de Clubes promete um duelo de titãs nas oitavas de final: Flamengo e Bayern de Munique se encontram neste domingo (29/06), às 17h, em Miami. Além de ser um confronto entre Brasil e Alemanha, o duelo representa o embate de conceitos entre dois jovens técnicos — Filipe Luís e Vincent Kompany — que tentam estabelecer suas filosofias em um cenário mundial.

Para evitar brincadeiras sobre o 7 a 1, o Flamengo conta com um elenco forte e boas performances neste torneio. Na terça-feira (24), o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Los Angeles FC, em um jogo em que a equipe brasileira acertou a trave quatro vezes.

Na estreia, o Flamengo venceu o Espérance por 2 a 0 e lidera o Grupo D com 7 pontos. No entanto, o grande resultado ocorreu na segunda rodada, quando o time de Filipe Luís venceu o Chelsea de virada por 3 a 1.

Na primeira rodada, o time alemão deu uma demonstração do seu potencial ao vencer o Auckland, da Nova Zelândia, por 10 a 0. Em seguida, o Bayern enfrentou o Boca em um jogo difícil, mas conseguiu vencer os argentinos por 2 a 1.

No entanto, contra o Benfica, com uma equipe bastante alternativa, sofreu uma derrota por 1 a 0. Resultado que concedeu aos portugueses a liderança do Grupo C. Mas como o Bayern chega lá? Considerando as duas primeiras partidas, em que os bávaros jogaram com os titulares, é possível apontar alguns destaques.

Sob a direção de Kompany, o Bayern apresenta uma identidade de domínio, combinada com uma estratégia versátil que mescla jogo posicional e liberdade criativa para seus jogadores de ponta. Com a posse da bola, os alemães podem adotar formações como 2-4-4, 4-2-4 ou até 2-2-6.

Os defensores atuam abertos, com Neuer como alternativa de passe. Kimmich e Goretzka estão no meio e participam ativamente, o que dificultará a tarefa de Pulgar e Jorginho. Com a pressão forte do Flamengo na saída, Kompany deve usar lançamentos para Kane, criando espaço para Olise, um dos atletas mais ameaçadores da equipe neste Mundial.


Leia também:

Mundial de Clubes: Botafogo vence o PSG com gol de Igor Jesus

Cristiano Ronaldo deve renovar com o Al Nassr, diz jornalista


Outro destaque da equipe alemã é Musiala, que geralmente estabelece o ritmo de girar, receber e buscar inversões de jogo. Por isso, é improvável que Pedro seja escalado para o ataque. Com o centroavante, o Flamengo enfrenta dificuldades no “perde e pressiona”.

De modo geral, o jogo será definido pelo ritmo estabelecido pelos alemães. Se a rotação for a mesma contra o Boca, o Fla pode competir e até dominar em alguns momentos.