
Frutos nativos indispensáveis para quem quiser ter uma verdadeira experiência amazônica

Sabores de frutos amazônicos, uma diversidade infinita para você conhecer. Segue uma lista especial com cinco frutas selecionadas para você se deliciar.
Mari-Mari
Também conhecida como “Umari”, tem o nome científico de poraqueiba sericeia Tul, e pode ser encontrada nas feiras de Manaus nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O formato lembra uma ingá, mas com pastilhas verdes comestíveis e com sabor acentuado, variando entre o azedo e o doce.
Ingá
Inga é uma fruta da família Fabaceae, bastante abundante em toda região de Manaus. O fruto verde e em forma de vagem, contém sementes envolvidas por uma polpa comestível. O sabor é marcadamente doce. Nas feiras são encontradas ao longo de todo o ano.
Cupuaçu
Seja na forma de suco, geleia, sorvete, cremes, recheio de bombons e outras guloseimas. O aroma singular da polpa do cupuaçu é uma das marcas da culinária amazonense. Embora a sua festa seja no município de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Codajás e Coari foram importante para o cultivo da planta das espécies domesticadas em clones feitos em cultivos. Do caroço torrado e moído, é feito o cupulate, produto semelhante ao chocolate, feito de cacau.
Jatobá
O fruto fica maduro entre os meses de julho a setembro, possui casca dura e em média duas sementes por fruto. No interior, a polpa é um pó verde amarelado com forte odor, que é comestível. A polpa é rica em ferro e é indicada para pessoas que apresentam alto grau de anemia. A casca também é aproveitada para chá.
Biribá
O biribá é uma fruta de sabor marcante, doce e agradável, nativa da Região Amazônica. Mais consumida in natura, ela também pode ser usada em saladas, doces, sorvetes e mais. É rica em vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fibras, portanto, ajuda na perda de peso e muito mais.