
Galinha passa por ‘reversão sexual rara’ e vira galo no RS; entenda

Uma galinha passou por um caso raro de reversão sexual no município de São Lourenço do Sul, no Sul do estado, em um galinheiro aos fundos da casa do comerciante Moisés Andersen Alencastro.
A galinha de estimação, carinhosamente chamada de Liebling pela família, começou a apresentar mudança a partir das penas no ano passado, segundo Moisés.
“De repente, ela começou a mudar, começou a aparecer essas penas maiores“, relatou.

O fenômeno fez com que as penas ficassem alongadas e, com o passar dos meses, a ave foi adquirindo crista e esporão, características de galo.
Apesar da mudança recente, percebida ao longo de seis meses, a ave já está com a família há 10 anos.
Saiba mais:
Cheia no Amazonas já afeta mais de 500 mil pessoas e Governo atualiza ações emergenciais
Carnaval 2026: Ingressos para arquibancadas especiais do RJ esgotam rapidamente
A explicação, de acordo com Eduardo Antunes, médico veterinário e professor do Campus São Lourenço da Faculdade do Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), é um processo que tem início no ovário das aves.
“O que acontece é que as aves tem um sistema reprodutivo esquerdo desenvolvido, o ovário esquerdo desenvolvido, e se houver algum problema, alguma doença que cause, que faz com que esse ovário perca a sua funcionalidade (…) ele perde a sua função e o ovário direito que era involuído começa a se desenvolver em um formato de ovo teste, que é uma mistura de ovário com testículo. Então, ela começa a produzir mais testosterona, hormônios masculinos do que os femininos, e isso faz com que haja uma transformação morfológica”, detalha.
Segundo o professor, apesar de raro, o fenômeno foi registrado em outros países como a Inglaterra, e pode acontecer com uma a cada 10 mil galinhas.
*Com informações do G1 Rio Grande do Sul