Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Gastos inesperados e falta de reserva são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025

Gastos inesperados e falta de reserva são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 13 de janeiro de 2025

Os brasileiros se mostram otimistas e confiantes financeiramente para o ano que se inicia, mas as principais preocupações são: gastos inesperados (27%) e falta de reserva de emergência (25%).

Mesmo assim, parece haver um maior foco em planejamento financeiro – é o que aponta pesquisa da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box divulgada nesta segunda (13/1).

O estudo também revela que 87% acreditam que conseguirão pagar as contas em dia em 2025.

Segundo os entrevistados, “planejamento” (35%) e “organização” (28%) são as principais palavras que definem suas perspectivas para o período. Para atingir esses objetivos, 9 em cada 10 brasileiros já estavam se planejando financeiramente ao final do ano passado, com destaque para a quitação de dívidas, mencionada por 40% dos respondentes.

Esperançosos, 87% acreditam que este será um ano melhor do que o anterior, quando 18% apontaram dificuldadecomo uma das principais palavras ao refletirem sobre a sua relação com as finanças em 2024.

Ainda neste sentido, 84% dos consumidores estão confiantes de que conseguirão realizar seus sonhos no novo ano. Entre os planos em vista, estão: cuidar da saúde (27%), investir (22%) e empreender (18%).


Leia mais:

Fies oferecerá 56 mil vagas 100% financiadas para inscritos no CadÚnico

Educação financeira: especialistas indicam estimular crianças e adolescente sobre finanças


O risco da inadimplência

De acordo com o último Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, realizado em novembro de 2024, o país registrou 73,7 milhões de inadimplentes que acumulam 274 bilhões de dívidas. Cada consumidor negativado deve, em média, R$5.558,30.

O Amazonas apresenta um índice de inadimplência de 53,65% – é o quarto mais alto do país, e só perde para Amapá, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Também está acima da média nacional.

Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome ao longo de todo ano, a partir do app ou site da empresa. A renegociação também pode ser feita presencialmente nas agências dos Correios espalhadas pelo país. Confira os canais digitais oficiais: