Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Menino de 3 anos morre após picada de escorpião no norte do Paraná

Menino de 3 anos morre após picada de escorpião no norte do Paraná

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 16 de julho de 2025

Um menino, identificado como Bernardo Gomes de Oliveira, de 3 anos, morreu após ser picado por um escorpião-amarelo na manhã do último domingo (13/7), em Cambará, no norte do Paraná. A criança foi atacada ao calçar um sapato onde o animal estava escondido, na área externa da residência da família.

Segundo os pais, o imóvel está localizado próximo a terrenos baldios e com acúmulo de mato, o que favoreceria a presença de escorpiões. A família informou que esta não foi a primeira ocorrência envolvendo o animal peçonhento no local.

Após a picada, Bernardo foi levado ao Hospital Municipal de Cambará. A chegada ocorreu cerca de dez minutos após o incidente. No entanto, a unidade de saúde não dispunha de soro antiescorpiônico e administrou apenas medicação para dor. Foi solicitada transferência para a Santa Casa de Jacarezinho, a cerca de 20 km de distância, mas a ambulância demorou mais de 30 minutos para chegar.

Durante a espera, o estado de saúde da criança se agravou. No hospital de Jacarezinho, foram administradas cinco ampolas do soro, embora o necessário, segundo relatos dos pais, fosse de seis. Diante da piora, Bernardo foi transferido por helicóptero ao Hospital Universitário de Londrina, onde morreu na segunda-feira (14/7).


Leia mais:

VÍDEO: avião cai em árvore e condomínio nos EUA; vítimas foram resgatadas por moradores

 

VÍDEO: Ladrão desmaia após pegar tijolada em tentativa de assalto em Manaus


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) informou que a responsabilidade pela aquisição e distribuição de soros antiveneno é do Ministério da Saúde, e que o estado mantém os estoques nas Regionais de Saúde. No caso de Bernardo, a SESA apontou que a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho localizada a aproximadamente 20 minutos de Cambará não foi acionada por nenhuma das unidades envolvidas.

*Com informações Terra