Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governo Lula anuncia construção de novo campi da Ufam em São Gabriel da Cachoeira

Governo Lula anuncia construção de novo campi da Ufam em São Gabriel da Cachoeira

Diogo Rocha
Por Diogo Rocha | 10 de junho de 2024

Nesta segunda-feira (10/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou R$ 5,5 bilhões em recursos do Ministério da Educação (MEC) para a consolidação e expansão da educação superior no país, com obras de infraestrutura e a construção de dez novos campi de universidades. Um deles será da Ufam no município de São Gabriel da Cachoeira, que fica a 859 quilômetros da capital Manaus (AM).

O campus no interior do Amazonas será implantado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No dia 30 de janeiro de 2018, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, já tinha instalado a pedra fundamental como marco das obras em São Gabriel da Cachoeira.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que o critério para apontamento dos novos campi deveu-se à baixa cobertura de matrículas registradas em uma equação que considera a população do município. Neste caso, São Gabriel tem pouco mais de 35,7 mil pessoas.


Leia mais:

Lula se reúne com reitores e anuncia investimentos de R$ 5 bilhões para universidades


Outra especificidade de São Gabriel da Cachoeira é que a cidade arregimenta o maior percentual de indígenas do Brasil, com mais de 98% de sua população pertencente a uma das 23 etnias catalogadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também é uma cidade da calha do Alto Rio Negro que faz fronteira com a Venezuela e Colômbia.

Atualmente, a Ufam oferece em São Gabriel da Cachoeira cursos modulares em várias áreas do conhecimento e também um curso de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA).

*Com informações da assessoria