
Manaus recolhe 20 toneladas de lixo durante desfiles de Carnaval

Cerca de 20 mil toneladas de lixo (resíduos) foram coletados durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo de Manaus, entre a última quinta-feira (27/2) e a manhã de domingo (2/3).
O intuito é garantir que as ruas e espaços públicos sejam limpos com rapidez, proporcionando um ambiente agradável para os foliões e moradores.
O trabalho de limpeza da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ainda continua com coletas nos blocos e bandas de rua, até a manhã de Quarta-Feira de Cinzas (5/3).
“Esse trabalho intenso reflete o compromisso do prefeito David Almeida com a limpeza e organização da cidade, garantindo que o Carnaval seja uma festa bonita para todos, sem deixar rastros de sujeira. Seguiremos atuando com eficiência nos próximos dias para atender os eventos que ainda acontecerão”, destacou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis.
A agenda das equipes da Semulsp atuam na coleta dos lixos gerados nos eventos programados para esta Segunda-Feira Gorda de Carnaval (3/3) e para os próximos dias, incluindo os blocos que acontecerão no sábado e domingo, 8 e 9/3.
Hoje, além do trabalho de coleta e limpeza das vias da área central de Manaus, como a travessa Tabelião Lessa, conhecida como “Boca da Onça”, e coleta de lixo doméstico, foram executados os serviços de capinação na avenida Santos Dumont – estrada do aeroporto –, capinação, varrição e lavagem do viaduto 28 de Março, e a continuação do trabalho no parque Desembargador Paulo Jacob.
Também foram realizadas capinação e poda no igarapé do Passarinho, no bairro Monte das Oliveiras; e no núcleo 74 do bairro Cidade Nova. As equipes estiveram presentes em todas as quatro zonas da cidade, garantindo a manutenção da limpeza urbana e a melhoria dos espaços públicos.
Saiba mais:
IMAGENS FORTES: Após fugir da polícia, motoqueiro é baleado e quebra a perna no Jorge Teixeira
Polícia orienta mulheres sobre medidas de segurança durante carnaval no Amazonas
Reciclagem
“A reciclagem é um ponto essencial nesse processo. O que pode ser reaproveitado e encaminhado para quem realmente faz disso uma fonte de sustento. Além de manter a cidade limpa, fortalecemos a economia circular, dando novo destino aos resíduos que antes seriam descartados”, ressaltou Sabá Reis.
Parte dos resíduos recolhidos pela Semulsp é composto por materiais recicláveis, que estão sendo destinados às cooperativas e associações de catadores.
Conscientização
Ações de conscientização também são reforçadas para que os foliões contribuam com a manutenção da limpeza da cidade, descartando corretamente os resíduos e utilizando os pontos de coleta disponíveis em eventos e vias públicas.