Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Marinha envia maior navio da América Latina para ajudar Rio Grande do Sul

Marinha envia maior navio da América Latina para ajudar Rio Grande do Sul

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 07 de maio de 2024

A Marinha do Brasil vai enviar o maior navio de guerra da América Latina para ajudar a população do Rio Grande do Sul: O estado foi duramente atingido por chuvas desde a semana passada. O NAM (Navio-Aeródromo Multipropósito) deixará a Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8/5) com destino ao RS.

No total, o navio levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir cerca de 20 mil litros de água potável por hora – uma das necessidades mais urgentes da população no momento.

A Marinha anunciou ainda o envio de 40 viaturas e 200 militares para o estado gaúcho. A Força também enviará médicos e enfermeiros para auxiliar no atendimento aos moradores atingidos pelas chuvas.


Leia mais:

Tebet garante ajuda necessária ao RS, mas frisa: “Dinheiro vai chegar no tempo certo, que não é agora”

Enchente no RS se agrava com insegurança em meio a saques a lojas e ataques a barcos de resgate


Além do NAM, a Marinha também enviará outra embarcação que levará doações para o Rio Grande do Sul.

A operação envolvendo o NAM será semelhante à que foi realizada em São Paulo em 2023: Em fevereiro do ano passado, quando o litoral norte do estado paulista foi atingido por temporais, a Força fez uma operação para prestar socorro aos moradores da região.

Segundo dados desta terça (7/5) da Defesa Civil do RS, o número de mortos no estado subiu para 90, com 131 desaparecidos. Até o momento, 1.408.993 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 397 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.

*Com informações de UOL e Metrópoles