Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Primeiro-ministro de Israel diz que controle de Gaza é “melhor jeito de acabar com a guerra”

Primeiro-ministro de Israel diz que controle de Gaza é “melhor jeito de acabar com a guerra”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou a jornalistas neste domingo (10/8) que o plano para o controle total da Faixa de Gaza será colocado em prática “muito em breve” e ocorrerá, em primeiro momento, pela tomada e ocupação da Cidade de Gaza.

Ele disse:

“Esta é a melhor forma de acabar com a guerra e a melhor forma de encerrá-la rapidamente”.

Cidade de Gaza é considerada um dos últimos redutos remanescentes do grupo terrorista Hamas.

Segundo Netanyahu, a ideia do plano não é ocupar permanente o enclave palestino, mas sim entregar o território a um governo civil, não filiado nem à Autoridade Palestina e nem ao Hamas.


Leia mais:

Trump admite que existe fome na Faixa de Gaza, apesar das negativas de Israel

Famintos: multidão em Gaza avança em caminhão que trazia alimentos; veja


Fome em Gaza

Perguntado sobre a calamidade humanitária na região, o premiê declarou que Israel “gostaria” de abrir mais centros de distribuição de alimentos e corredores de ajuda no território.

Atualmente, a fome entre palestinos confinados à região está na fase 5, a mais grave de todas segundo a Classificação Integrada de Fases da Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês) aferida pela ONU.

ONU condena plano de ocupar Gaza

Os cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da União Europeia emitiram uma declaração condenando, neste domingo (10), a decisão de Israel de expandir as operações militares no território palestino e pedindo a Israel que reverta essa decisão.

O representante da Eslovênia nas Nações Unidas, Samuel Zbogar, falou em nome do grupo conhecido como “E5”, que também inclui Reino Unido, França, Dinamarca e Grécia. Os cinco países convocaram uma sessão do Conselho de Segurança da ONU para este domingo.

*Com informações de G1