Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Papa Francisco deve receber alta do hospital neste domingo, diz Vaticano

Papa Francisco deve receber alta do hospital neste domingo, diz Vaticano

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 22 de março de 2025

O Papa Francisco receberá alta do Hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (23/03), após cinco semanas de internação, conforme anunciado pela equipe médica responsável pelo tratamento do pontífice.

Apesar da liberação, o líder da Igreja Católica, de 88 anos, deverá permanecer em repouso no Vaticano por pelo menos dois meses, sob o que os médicos classificaram como “alta hospitalar protegida”. Durante esse período, ele seguirá sob cuidados médicos e adotará um ritmo mais tranquilo de trabalho.

Recuperação e estado de saúde

O Papa Francisco foi internado devido a problemas respiratórios e precisou de oxigênio de alto fluxo, o que afetou sua voz. Segundo os médicos, ele precisará “reaprender a falar” gradualmente, mas a previsão é que sua recuperação aconteça de forma progressiva.


Leia mais

Homem suspeito de tentativa de homicídio é procurado pela Polícia Civil do Amazonas

Papa Francisco terá de reaprender a falar, diz Vaticano


“Ele está melhorando, e esperamos que em breve possa retomar suas atividades normais”, afirmou um dos médicos. A equipe ressaltou que o pontífice foi um paciente exemplar e seguiu todas as recomendações médicas.

Primeira aparição pública após internação

Antes de deixar o hospital, o Papa Francisco pretende fazer uma aparição pública na janela do Hospital Gemelli para dar uma bênção aos fiéis reunidos no local. Será a primeira vez que ele será visto em público desde sua internação.

Durante a hospitalização, o Vaticano divulgou imagens do papa celebrando uma missa e um áudio no qual ele agradece pelas orações, embora estivesse visivelmente ofegante.

Mensagem aos fiéis

Neste sábado, o Vaticano também divulgou uma mensagem escrita pelo Papa Francisco aos fiéis que participam de peregrinações para o Ano Jubilar da Igreja Católica. No texto, ele destacou que essas jornadas expressam a unidade da comunidade cristã ao redor de seus pastores e do bispo de Roma.

O quadro de saúde do pontífice segue evoluindo positivamente, e a expectativa é que ele possa retomar gradualmente suas atividades.