Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Porto Velho atinge nível mais grave em escala que mede poluição do ar

Porto Velho atinge nível mais grave em escala que mede poluição do ar

Lara Tavares
Por Lara Tavares | 29 de agosto de 2024

A capital Porto Velho, que está encoberta de fumaça desde o início da semana, registrou nesta quinta-feira (29/08), uma concentração maior. A cidade já vem registrando um ar com péssima qualidade desde o começo de agosto.

No dia 15 desse mês, pelo menos quatro voos que teriam como destino a capital de Rondônia precisaram ser cancelados ou desviados devido às condições climáticas da cidade.

De acordo com dados da plataforma IQAir, a cidade registrava uma qualidade do ar considerada perigosa. O índice de partículas finas, usado para medir essa taxa, marcava 384,3 microgramas por metro cúbico no começo da tarde de hoje (29). Esse número está cerca de 77 vezes acima do limite recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Rondônia passa por uma grave situação ambiental, agravada pela escassez de chuvas e intensificação do fenômeno El Niño. Somente em agosto, houve um aumento de 23,7% nos focos de incêndios do estado.


Leia mais:

“É muita fumaça, e isso tá dificultando a navegação no rio Madeira”: Capitão e representante de sindicato falam sobre impacto de queimadas

Manaus amanhece encoberta por fumaças e qualidade do ar fica ‘péssimo’


Os números superam significativamente os registrados em anos anteriores, contabilizando 4.197 focos de incêndio nos municípios e 690 em áreas de conservação estadual, totalizando 4.887 focos entre 1° de janeiro e 19 de agosto de 2024, que representa o dobro dos registros durante todo o ano de 2023.