Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Presidente do STF, Barroso diz nos EUA que Brasil “chegou perto do impensável”

Presidente do STF, Barroso diz nos EUA que Brasil “chegou perto do impensável”

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 06 de abril de 2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou neste sábado (6/4), em palestra nos Estados Unidos, que o Brasil viveu um período de “populismo autoritário”, nos anos de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, o país chegou “muito perto do impensável”.

Barroso falou em palestra na Brazil Conference, evento realizado na Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA), e o tema era “Populismo Autoritário, Resiliência Democrática e as Supremas Cortes”.

Sem citar o nome de Bolsonaro, mas em referência clara ao período de governo do ex-presidente, Barroso afirmou que o Brasil passou por um processo de “erosão democrática, tijolo a tijolo”. O ministro disse:

“Não é um golpe, é um esvaziamento progressivo. Começou com o esvaziamento da participação da sociedade civil nos órgãos de formulação de políticas públicas e ambientais e de crianças e diversas outras.

Depois, no Brasil, estou descrevendo fatos, e não emitindo opinião, houve um desmonte dos órgãos de proteção ambiental, de proteção às comunidades indígenas e não demarcação de um milímetro sequer de terras indígenas, como determina a Constituição, um negacionismo pleno da ciência durante a pandemia”.


Leia mais:

STF descarta tese de ‘poder moderador’ das Forças Armadas; comandante do Exército concorda

VÍDEO: Jair Bolsonaro é xingado e vaiado em restaurante de Goiânia


Barroso ressaltou ainda que, apesar de ter 2,7% da população mundial, o Brasil teve 10,2% das mortes na pandemia. “Esse foi o tamanho da má gestão da pandemia no Brasil”, frisou.

O presidente do STF disse ainda que o país chegou “perto do impensável”. Ele afirmou:

“Foi isso que o Brasil viveu e passou dentro desse contexto histórico, teórico, que eu procurei retratar: um populismo autoritário e como ele impactou o mundo. A verdade é que, felizmente, as instituições venceram no Brasil. Mas, como os fatos têm demonstrado, nós ficamos por um triz, chegamos muito perto do impensável no Brasil”.

*Com informações de Metrópoles