
Primo é preso suspeito de estuprar, perseguir e ameaçar adolescente de 14 anos em Manacapuru, no Amazonas

ALERTA GATILHO: Esta matéria possui conteúdo sensível
O primo de uma adolescente de 14 anos foi preso, nesta quinta-feira (10/07), suspeito de estuprar a jovem, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas. O crime foi praticado na manhã do dia 3 de junho de 2024, na residência da adolescente.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru, o homem de 27 anos é estudante de direito e era primo de consideração da vítima.
Veja o vídeo:
Leia mais:
Motociclista que teve couro cabeludo arrancado em acidente morre em Manaus
Suspeito de envolvimento na morte de empresário na véspera de Ano Novo é preso em Manaus
O crime
Na ocasião, o suspeito, conhecido da família, chegou ao local perguntando pela mãe da adolescente que, segundo a vítima, havia saído. Ao perceber que ela estava sozinha, pediu para beber água e entrar na casa, indo até a cozinha. Ao retornar, ele a agarrou, começou a beijá-la à força, tocou seus seios e partes íntimas e, em seguida, a levou à força para um dos quartos, onde consumou o abuso sexual.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, em relato, a vítima disse que pedia para que o autor cessasse os abusos, mas ele não parou. Em determinado momento, a adolescente conseguiu se desvencilhar, destrancar a porta e correu para a frente do imóvel. Na hora de ir embora, ele pediu que ela não contasse a ninguém o que havia acontecido.
Ameaças
Ainda de acordo com Joyce Coelho, o suspeito passou a perseguir, ameaçar e coagir a vítima para que ela voltasse atrás e desistisse da denúncia do estupro.
“Durante esse procedimento, ele continuou procurando a adolescente, no sentido de que ela voltasse atrás, negasse os fatos”, disse ela.
Veja o vídeo:
Adolescente contou à mãe
Após um mês do crime, a vítima tomou coragem de relatar o fato à sua mãe e, em seguida, encaminharam-se à delegacia, onde registraram a ocorrência. Com base nas informações recebidas, foi instaurado um Inquérito Policial (IP), no qual foram colhidos indícios suficientes de autoria e materialidade, sendo representado ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do primo. A ordem judicial foi decretada, e ele foi localizado e preso em via pública do município.
Estupros no ciclo familiar
A delegada Joyce Coelho aproveitou a oportunidade para alertar os pais, os responsáveis por crianças e adolescentes, sobre os estupros que ocorrem no ciclo familiar e, que na maioria das vezes, o suspeito está dentro de casa, é sempre um amigo, um parente, pessoas que deveriam proteger.
“Esse acesso às vítimas acaba facilitando a ação desse abusador, que na maioria das vezes, ele goza da confiança da família. A família acha que isso não vai acontecer com o seu filho”, explicou.
Veja o vídeo:
Procedimento

O suspeito responderá pelo crime de estupro, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.