Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Alasca; alerta de tsunami é emitido

Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Alasca; alerta de tsunami é emitido

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 16 de julho de 2025

Um forte terremoto de magnitude 7,3 sacudiu o Alasca nesta quarta-feira (16/7), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de aproximadamente 36 quilômetros, provocando a emissão imediata de um alerta de tsunami para a região costeira.

Diante da ameaça, o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) orientou os moradores a deixarem áreas de risco e se deslocarem para regiões mais elevadas ou distantes da costa. O órgão destacou o perigo de ondas anormais e correntes intensas, que podem arrastar pessoas, danificar embarcações e destruir estruturas próximas à água.

“O risco de afogamento, ferimentos graves e danos a edifícios e pontes é elevado em situações como esta”, alertou o NWS, mencionando também o risco de destroços flutuantes ou submersos nas águas.


Leia mais

Terremoto de magnitude 2,3 é registrado no Piauí

Menino de 3 anos morre após picada de escorpião no norte do Paraná


Embora não haja previsão de grandes alagamentos nas áreas mais afastadas da costa, o alerta de tsunami seguia ativo até o fim da tarde (horário local), com autoridades monitorando a situação de perto.

Terremotos como esse são medidos na escala Richter, criada em 1935, que avalia a intensidade das ondas sísmicas. A escala é aberta, sem um limite máximo, mas abalos acima de 7 já são considerados extremamente fortes e potencialmente destrutivos.