
Ministro Ricardo Lewandowski participa de inauguração de CCPI em Manaus nesta terça

Nesta terça-feira (17/6), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski estará em Manaus a convite da Polícia Federal, para acompanhar a cerimônia que marca o início das atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).
Além do ministro, o evento vai contar com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e outras autoridades.
A cerimônia acontece às 10h, na sede da Polícia Federal, na rua Jurema, n° 96, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Plano Amazônia
Sendo um dos destaques de entregas do Governo Federal no âmbito do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Armas), o Centro de Cooperação surgiu a partir dos compromissos assumidos pelos países amazônicos na Carta de Belém e dos Estados da Amazônia Legal quando aderiram ao plano.
A implantação foi viabilizada por meio da parceria com o BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com recursos do Fundo Amazônia.
Saiba mais:
CCPI
De forma estratégica, o CCPI será usado para integração e cooperação entre forças de segurança com o objetivo de combater crimes transnacionais na Amazônia.
O prédio do empreendimento tem salão de monitoramento, estrutura para mapeamento de investigação sensível, divisão de inteligência, divisão operacional, espaço para imprensa, sala de reunião, dentre outros.
Além da participação da Polícia Federal, o CCPI da Amazônia contará com:
Polícia Rodoviária Federal; Secretaria Nacional de Segurança Pública; Secretarias de Segurança Pública dos nove estados da Amazônia Legal brasileira; Oficiais de ligação das polícias dos demais países que compartilham o bioma amazônico (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França, devido ao seu território ultramarino, a Guiana Francesa); Representantes de organismos multilaterais de cooperação policial, como Interpol, Europol e Ameripol.