
STF determina que blogueiro Allan dos Santos pague multa de R$ 3,7 milhões

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma multa de R$ 7,3 milhões ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por continuar desrespeitando a ordem judicial que o proíbe de usar redes sociais.
A penalidade foi imposta após Allan voltar a publicar conteúdos, inclusive incentivando seus seguidores a produzirem dossiês sobre servidores do STF. Em uma postagem recente, ele ofereceu 150 dólares por informações como histórico profissional e empresas ligadas aos funcionários dos ministros — especialmente no exterior.
Leia mais
“Se for chorar mandar audio”: brasileiros vão às redes sociais de Trump protestar contra tarifaço
Moraes classificou a atitude como um “completo desprezo” ao Poder Judiciário, destacando que Allan tem reiteradamente descumprido medidas cautelares impostas no processo. Segundo o ministro, o comportamento do investigado justifica plenamente a aplicação da multa.
Allan dos Santos está foragido nos Estados Unidos desde 2021, quando teve sua prisão preventiva decretada no âmbito do inquérito que apura a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais contra a democracia. Há também um pedido de extradição em aberto contra ele.
*Com informações da Agência Brasil.