Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Tóquio começa a reconhecer união entre casais do mesmo sexo

Tóquio começa a reconhecer união entre casais do mesmo sexo

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 01 de novembro de 2022

Em Tóquio, capital do Japão, hoje começaram a ser emitidas certidões de união para casais do mesmo sexo que vivem e trabalham na cidade. Trata-se de um passo longamente aguardado em um país sem casamento igualitário.

Essas certidões tornam possível a relacionamentos LGBTQ serem tratados como casamentos em alguns serviços públicos relativos a moradia, medicina e assistência social.

Desde 2015, mais de 200 municípios ou autoridades locais no Japão já oferecem certidões a casais homossexuais para facilitar certos procedimentos, mas esse status não confere os mesmos direitos que o casamento nos termos da lei. Por isso, a medida que reconhece união foi comemorada por diversos casais que já tiveram acesso aos documentos.


Leia mais:

Coreia do Sul inicia investigação sobre mortes em festa de Halloween no país

Marinhas da China e de Taiwan navegam face a face no mar do Japão


Apesar de o Japão ser governado por um partido conservador que abraça os valores familiares tradicionais, o país tem dado pequenos passos para aceitar a diversidade sexual. Cada vez mais empresas apoiam o casamento igualitário, e personagens LGBTQ aparecem mais abertamente em programas de TV. Uma pesquisa de 2021 do canal NHK mostrou um apoio de 57% ao casamento igualitário e 37% de manifestações contrárias.

Porém, o novo sistema de Tóquio ainda apresenta limitações: não reconhece direito a herança, nem permite solicitar um visto de casal no caso de relacionamentos entre japoneses e estrangeiros.