Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ultimato: Trump ameaça tarifar Rússia em 100% se a guerra com a Ucrânia continuar

Ultimato: Trump ameaça tarifar Rússia em 100% se a guerra com a Ucrânia continuar

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 14 de julho de 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (14/7), aplicar um pacote de “tarifas severas” à Rússia caso o governo de Vladimir Putin não alcance um acordo de paz com a Ucrânia em um prazo de até 50 dias.

Trump disse que o valor das tarifas será de “cerca de 100%” além dos valores já atualmente aplicados. Durante reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, na Casa Branca, Trump disse:

“Estamos muito, muito insatisfeitos (com a Rússia), e vamos aplicar tarifas muito severas se não alcançarmos um acordo (de cessar-fogo) em 50 dias”.

Mais tarde, em comunicado, a Casa Branca confirmou a informação do presidente, afirmando que a taxa aplicada a Moscou será de fato de 100% caso não haja cessar-fogo no período de 50 dias.


Leia mais:

Trump é vaiado durante premiação da final do Mundial

VÍDEO: Coronel é assassinado a tiros na Ucrânia


Nesse mesmo encontro, Trump também anunciou que vai retomar o envio de armas para a Ucrânia, e que uma nova leva de armamentos será enviada em breve.

No fim de julho, o Pentágono chegou a anunciar a suspensão do envio de mísseis de defesa aérea e munições de precisão. Nesta segunda, como havia dito no domingo (13), Trump reafirmou que enviará a Kiev mais sistemas antimísseis Patriot, o poderoso “escudo” do Ocidente, cujo uso na Ucrânia, Putin já disse considerar “uma provocação”. Os sistemas Patriot caçam e destroem no ar mísseis e drones russos.

O republicano iniciou o segundo mandato com a promessa de acabar rapidamente com o conflito na Ucrânia. Mas nas últimas semanas expressou sua crescente frustração com o presidente russo Putin, e no domingo já havia insinuado que estaria disposto a endurecer as sanções contra a Rússia.

“Putin realmente surpreendeu muita gente. Ele fala bonito e depois bombardeia todo mundo à noite”, declarou Trump na ocasião.

No congresso americano, senadores estão preparando uma lei bipartidária que permitiria a Trump aplicar sanções “contundentes” contra a Rússia. A lei permitiria ao presidente “ir atrás da economia de Putin e de todos os países que sustentam a máquina de guerra de Putin”, comunicou o senador republicano Lindsey Graham ao canal CBS.

“O pacote legislativo que estamos analisando daria ao presidente Trump a capacidade de impor tarifas de 500% a qualquer país que ajude a Rússia”, completou Graham.

A medida pode atingir países que compram produtos russos, como China, Índia e Brasil.

*Com informações de G1 e UOL.