Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Zelensky se arrepende de discussão com Trump e diz estar pronto para acordo

Zelensky se arrepende de discussão com Trump e diz estar pronto para acordo

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 04 de março de 2025

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em publicação no X nesta terça-feira (4/3) que está pronto para assinar o acordo sobre minerais e segurança com os Estados Unidos “a qualquer momento e em qualquer formato conveniente”.

Na semana passada, em reunião tensa na Casa Branca ao lado do presidente Donald Trump e do vice J.D. Vance, o acordo previsto não foi assinado. Desde então, Trump anunciou a suspensão de ajuda militar à Ucrânia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúnem no Salão Oval da Casa Branca.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúnem no Salão Oval da Casa Branca. (Foto: reprodução/SAUL LOEB/AFP)

Veja no post abaixo:

O líder ucraniano lamentou também a forma como terminou a reunião com Trump na Casa Branca. Ele disse:

“Não ocorreu como deveria ser. É hora de consertar as coisas. Realmente valorizamos o quanto os EUA fizeram para ajudar a Ucrânia a manter a soberania e independência”.


Leia mais:

Trump quer enviar força de paz para Ucrânia; França e Inglaterra podem fazer o mesmo

VÍDEO: Veja reação de embaixadora da Ucrânia durante discussão entre Trump e Zelensky


Zelensky reiterou o compromisso de Kiev com a paz. “Nenhum de nós quer uma guerra sem fim”, se referindo ao conflito com a Rússia desde fevereiro de 2022, destacando que está pronto para se sentar à mesa de negociações e trabalhar com a administração dele “sob a liderança de Donald Trump para alcançar uma paz duradoura”.

Acordo de mineração entre Zelensky e Trump

O presidente ucraniano também disse que vai assinar acordo para EUA explorarem minerais na Ucrânia. Essa era a intenção inicial do encontro na última sexta-feira (28) com Trump, que quer extrair terras raras no país europeu para recuperar os US$ 500 bilhões (R$ 2,9 trilhões) que foram investidos na Ucrânia durante a guerra com a Rússia.

Com informações de CNN Brasil e UOL.