Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Mais de 200 kg de pirarucu seco são apreendidos em embarcação no AM

Mais de 200 kg de pirarucu seco são apreendidos em embarcação no AM

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 20 de maio de 2025

Uma ação conjunta da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) resultou na apreensão de aproximadamente 210 quilos de pirarucu seco que eram transportados de forma irregular por uma embarcação, na noite da última segunda-feira (19/5), na Base Fluvial Arpão 3, situada nas proximidades do município de Coari, a 363 km de Manaus.

Durante abordagem à embarcação “Izabel I”, que fazia o trajeto entre Tonantins e a capital amazonense, as equipes de fiscalização localizaram quatro sacas de fibra contendo pirarucu seco armazenadas em uma câmara frigorífica. O pescado foi periciado por técnicos da Polícia Científica, que confirmaram a carga de cerca de 210 quilos.

Segundo a polícia, o gerente da embarcação afirmou que a mercadoria pertencia a outro tripulante, de 47 anos, que assumiu a propriedade do pescado, mas não apresentou nenhuma documentação exigida por lei para o transporte da espécie. Diante disso, o homem foi preso em flagrante com base no Art. 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

O suspeito, o responsável pela embarcação e a carga foram levados à Delegacia da Base Arpão III para os procedimentos cabíveis.

(FOTO: Divulgação/ PC-AM)

Leia mais:

VÍDEO: Suspeito de assaltar ônibus com submetralhadora é procurado pela polícia em Manaus

Polícia causa prejuízo de R$ 1 milhão a criminosos durante apreensão de drogas e armas no Amazonas


Espécie protegida o ano inteiro

O pirarucu é uma das espécies amazônicas com proteção especial e não pode ser capturado livremente. Sua pesca só é permitida em áreas de manejo regulamentadas e com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que controla a atividade por meio de cotas e identificação por selo de origem.

A apreensão reforça o trabalho de fiscalização ambiental no estado e o combate à pesca predatória durante o ano inteiro.