
Eleições 2026: Lula lidera cenários do 1º turno e empataria só com Tarcísio em eventual 2º turno, diz pesquisa

A nova pesquisa eleitoral da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (17/7), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários simulados para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026.
O levantamento mostra ainda que, no segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados com folga, exceto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empata no limite da margem de erro.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho e ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, em 120 municípios espalhados pelo Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Cenários do primeiro turno
A Quaest testou quatro possíveis cenários de primeiro turno. No principal deles, Lula aparece com 32% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 26%. Ciro Gomes (PDT) figura com 8%, enquanto Ratinho Junior (PSD) tem 6%, Ronaldo Caiado (União) aparece com 3% e Romeu Zema (Novo) com 2%.
Os indecisos somam 9% e os que afirmaram votar branco, nulo ou que não vão votar chegam a 14%.

Saiba mais:
- Deputados Célia Xakriabá e Kim Kataguiri trocam ofensas na Câmara; polícia legislativa é acionada
- Lula veta projeto de lei que amplia número de deputados federais
Simulações de segundo turno
O levantamento apresentou oito simulações de segundo turno com Lula enfrentando diferentes adversários:
-
Lula x Bolsonaro: Lula 43%, Bolsonaro 37%
-
Lula x Tarcísio de Freitas: Lula 41%, Tarcísio 37%
-
Lula x Michelle Bolsonaro: Lula 43%, Michelle 36%
-
Lula x Ratinho Jr.: Lula 41%, Ratinho 36%
-
Lula x Eduardo Leite: Lula 41%, Leite 36%
-
Lula x Eduardo Bolsonaro: Lula 43%, Eduardo 33%
-
Lula x Romeu Zema: Lula 42%, Zema 33%
-
Lula x Ronaldo Caiado: Lula 42%, Caiado 33%
Em todos esses cenários, Lula mantém vantagem, com exceção da disputa contra Tarcísio, que configura um empate técnico dentro da margem de erro. Em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho, houve avanço para Lula: ele empatava com Bolsonaro, Tarcísio, Michelle, Ratinho Jr. e Eduardo Leite em simulações de segundo turno. Agora, vence todos, exceto Tarcísio.
Esse é o primeiro levantamento desde março em que Jair Bolsonaro aparece atrás de Lula em um eventual segundo turno, sinalizando uma mudança no cenário eleitoral.
Popularidade do governo e o impacto do tarifaço
Outra pesquisa da Quaest, divulgada na quarta-feira (16), a desaprovação de Lula caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação passou de 40% para 43%. A diferença entre os dois indicadores, que era de 17 pontos em junho, caiu para 10 pontos.
Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, esse movimento pode estar relacionado ao anúncio de tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros, o que foi percebido como perseguição política a Bolsonaro por 72% dos entrevistados. Ainda assim, 44% dos brasileiros consideram que Lula e o PT estão agindo corretamente diante do episódio, contra 29% que apoiam a postura de Bolsonaro e seus aliados.