
Políticos do AM reagem ao ‘dispositivo I.A’ para identificar buracos em Manaus

Diante do anúncio do uso de tecnologia para a identificação e o reparo, com o apoio de Inteligência Artificial, de buracos nas vias da capital amazonense, por parte do prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior (Avante), na última quarta-feira, 16/7, na rádio Difusora, a Rede Onda Digital contatou e também fez um apanhado dos políticos do Amazonas que regiram a novidade.
Para a Rede Onda Digital, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), comentou que em 2023, apresentou um aplicativo chamado de ‘Buracômetro’ para mapear os problemas de infraestrutura da cidade. O app gratuito existe até hoje como um canal de denúncias, que segundo ele, são ignoradas.
“Em 2023, nós lançamos o Buracômetro para mapear onde estão os problemas de infraestrutura da cidade. E desde lá a população usa o aplicativo gratuito para fazer denúncias, enviando imagens com geolocalização dos buracos. A gente pega esses dados e envia direto pros órgãos competentes. Sabe o que acontece? NADA. A prefeitura ignora”, pontuou Amom Mandel.
Por sua vez, o vereador Raiff Matos (PL), também enviou uma nota expressando seu descontentamento diante da tecnologia que pode ser implantada. O comunicado foi anunciado na rádio da Rede Onda Digital (92,3 FM) ao programa Onda Primeira Mão.
“Basta a prefeitura atender os requerimentos dos vereadores. Só em meu gabinete temos mais de mil requerimentos produzidos e visitados um a um, sendo eles a maioria de infraestrutura tapa buraco”, destacou o parlamentar à Rede Onda Digital.
Nas redes sociais, o vereador Capitão Carpê fez um vídeo criticando a ideia tecnológica e cobrando ainda mais responsabilidade por parte do Executivo Municipal.
“Todos os dias a população envia vídeos e fotos dos buracos de Manaus. Qualquer pessoa com o mínimo de noção sabe onde estão os buracos. A prefeitura é avisada, sabe onde é, mas não faz por pura incompetência”, destacou o parlamentar em vídeo.
Ver essa foto no Instagram
Também em um post, Coronel Rosses (PL) repudiou a iniciativa e fez duras críticas ao possível modelo que pode ser implantado.
“Isso é piada! Vereadores já enviam essas demandas todos os dias. O que não falta é diagnóstico, é vontade de trabalhar”, frisou.
Ver essa foto no Instagram
Em comentários nos posts relacionados ao tema, os vereadores Rodrigo Guedes (PP) e Sargento Salazar (PL), demonstraram seus descontentamentos ao assunto.
Saiba mais:
Leia a íntegra a nota de Amom Mandel
“A prefeitura quer contratar um sistema de inteligência artificial pra mapear buracos. Mas buraco não precisa de IA. Precisa de vergonha na cara. Em 2023, nós lançamos o Buracômetro para mapear onde estão os problemas de infraestrutura da cidade. E desde lá a população usa o aplicativo gratuito para fazer denúncias, enviando imagens com geolocalização dos buracos. A gente pega esses dados e envia direto pros órgãos competentes. Sabe o que acontece? NADA. A prefeitura ignora. Mas agora que é pra gastar dinheiro com contrato novo, aí lembraram que buraco existe. É mais uma desculpa para desperdiçar o seu dinheiro dos impostos e fingir que estão inovando. Só que essa ‘novidade’ já existe. Já funciona. E é de graça.”
Leia a íntegra a nota de Raiff Matos
“A prefeitura não precisa gastar mais dinheiro contratando uma empresa para usar a inteligência artificial nos carros de aplicativos para detectar os buracos nas ruas de Manaus. Isso é uma verdadeira falta de respeito com o dinheiro público. Basta apenas a prefeitura atender os requerimentos dos vereadores. Só em meu gabinete temos mais de mil requerimentos produzidos e visitados um a um, sendo eles a maioria de infraestrutura tapa buraco. Se liga al vice-prefeito!!!”