
Alessandra Campêlo sobre a defesa da mulher: “Precisamos de mais vozes”

A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) defendeu mais representatividade feminina na política durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (31/3).
Ela ressaltou a necessidade de equilíbrio na ocupação de cargos públicos e a importância de mais vozes femininas no Legislativo.
“A gente é a maior parte da população! O certo, o justo, o democrático seria as mulheres ocuparem a metade do parlamento […] a defesa da mulher é algo que precisa de mais vozes”, afirmou Alessandra Campêlo.
A deputada tem se destacado na luta pelos direitos femininos e pela inclusão de mais mulheres na política.
Veja o trecho da entrevista:
“A defesa da mulher precisa de mais vozes”, diz Alessandra Campêlo pic.twitter.com/78jelMEBcp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 31, 2025
Saiba mais:
- Lula planeja “happy hour” com líderes partidários em abril, diz site
- Janja vira alvo de críticas após viagens internacionais: “Nasceu para viajar e namorar em Paris”
Trajetória política de Alessandra Campêlo
Natural de Manaus (AM), Alessandra Campêlo é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e possui pós-graduação em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, é policial civil concursada e tem uma trajetória marcante na política amazonense.
A deputada foi eleita pela primeira vez em 2014, com 25.361 votos, sendo a única mulher a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas naquele ano. Durante seu mandato, se destacou por sua atuação na defesa das mulheres e pela apresentação de propostas legislativas voltadas para a equidade de gênero.

Em 2018, foi reeleita com 23.859 votos, exercendo seu segundo mandato até fevereiro de 2021, quando se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) a convite do governador Wilson Lima. Na Seas, teve atuação relevante no combate às consequências sociais da pandemia da Covid-19, incluindo a implementação de auxílios emergenciais e programas socioassistenciais.
Compromisso com causas sociais
De volta à Assembleia Legislativa em abril de 2022, Alessandra Campêlo segue com pautas prioritárias voltadas para mulheres, famílias, idosos, crianças e adolescentes. Também trabalha no fortalecimento da assistência social, juventude e cultura, além da destinação de emendas parlamentares para áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Nas eleições de 2022, foi reeleita para o terceiro mandato com 48.533 votos, sendo a quarta mais votada entre os 24 parlamentares eleitos pelo Amazonas. A posse aconteceu em 1º de fevereiro de 2023, reforçando seu compromisso com a defesa das minorias e a melhoria das condições sociais no estado.
Nova direção do futebol feminino no Amazonas
Demonstrando sua versatilidade e compromisso com o incentivo ao esporte feminino, Alessandra Campêlo também assumiu um novo desafio. Em janeiro deste ano, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou sua nomeação como a nova diretora do futebol feminino, cargo onde pretende promover melhorias na modalidade e ampliar oportunidades para as atletas amazonenses.

Leia mais em Política

Bancada do Republicanos do Amazonas se reúne com líderes políticos em Brasília
17 de jul. de 2025

Bolsonaro se propõe a negociar com Trump sobre ‘tarifaço’, mas impõe condição: “Se o Lula sinalizar para mim”
17 de jul. de 2025

Débora Menezes sofre boicote e misoginia, afirma coronel Menezes
17 de jul. de 2025

Com quase 19 anos, nome Maria da Penha ‘caminha’ para ser oficializado em lei
17 de jul. de 2025

Prefeitura de Codajás autoriza compra de R$ 1,2 milhão em insumos hospitalares sob sombra de investigações
17 de jul. de 2025

Em entrevista, Bolsonaro se exalta ao responder sobre o 8 de Janeiro: “Que golpe, p*rra?”
17 de jul. de 2025