
Amazonas tem 2 mortes sob investigação por dengue, diz Ministério da Saúde

Duas mortes suspeitas por dengue são investigadas no Amazonas no início de 2024. Os dados são do Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS), e foram divulgados na quinta, 1º de fevereiro.
Segundo a pasta, as mortes em investigação ocorreram em Lábrea e Coari, no interior do estado.
De acordo com o monitoramento do MS, Lábrea tem 307 casos prováveis de dengue. O município também aparece como o que tem a maior taxa de incidência da doença no estado, conforme o boletim epidemiológico da FVS-AM. Já em Coari, conforme o Ministério da Saúde, são 149 casos prováveis de dengue.
Leia mais:
Estudo aponta que vacina da dengue do Butantan tem eficácia geral de 79,6%
Dengue no Brasil: Ministério da Saúde contabiliza 217 mil casos e 15 mortes em 2024
A dengue apresenta explosão de casos no país em 2024: Oito estados e o Distrito Federal tiveram grande alta de casos, incluindo o Amazonas. Entre 1º e 25 de janeiro de 2024, o estado registrou 3.934 casos da doença, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM divulgado na última semana. O número representa um aumento de 38% em comparação ao mês inteiro de janeiro de 2023, quando o Amazonas confirmou 2.860 casos da doença.
Manaus também se encontra no momento em situação de alerta pela doença: Os casos da doença mais que dobraram na cidade na última semana. Conforme o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, a capital amazonense tem atualmente 2.449 casos prováveis da doença.
Em 2023, o Amazonas somou 12 mortes pela doença.
Enquanto isso, a vacinação contra a dengue vai começar na próxima semana, segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A quantidade reduzida de doses significa que jovens de 10 a 14 anos serão prioritários na vacinação, que também será realizada inicialmente apenas em estados com grande incidência da doença. Manaus e mais 11 municípios do estado estão entre os que receberão as primeiras doses.
*Com informações de G1