Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas vai iniciar campanha de vacinação contra paralisia infantil em 27 de maio

Amazonas vai iniciar campanha de vacinação contra paralisia infantil em 27 de maio

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 17 de maio de 2024

O Amazonas deve iniciar a campanha de vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, no dia 27 de maio, informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). As Secretarias Municipais de Saúde vão coordenar a operação da vacinação.

Nesta campanha de 2024, o público-alvo inclui crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano serão vacinadas com a vacina inativada poliomielite (VIP) e as crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.

Ainda segundo a fundação, a campanha no Amazonas vai de 27 a maio a 14 de junho. Já o dia “D” de divulgação e mobilização nacional está agendado para 8 de junho.


Leia mais:

Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS

Mulher é presa por desviar mais de R$ 11 mil de vacinação no Amazonas


A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da vacinação:

“Esta é uma oportunidade importante para proteger nossas crianças. Temos um histórico de coberturas vacinais que precisam ser ainda mais fortalecidas. Com a campanha, visamos ampliar essas coberturas e aumentar a proteção contra a poliomielite”.

A poliomielite, comumente conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores. Não há cura, e a vacinação é a única forma eficaz de prevenção da doença.

Segundo a FVS-RCP, o Amazonas tem mostrado um progresso consistente na cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos: em 2023, a cobertura chegou a 82,83% do público.