Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas firma acordo com a Polícia Federal para uso compartilhado de hangar no Aeroporto Eduardo Gomes

Amazonas firma acordo com a Polícia Federal para uso compartilhado de hangar no Aeroporto Eduardo Gomes

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 29 de maio de 2025

O Governo do Amazonas e a Polícia Federal firmaram nesta quinta-feira (29/05) um acordo de cooperação técnica que permitirá o uso compartilhado do hangar estadual, localizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus. A parceria, com duração prevista de 42 meses, marca a criação da Base Amazônia, que vai descentralizar as operações aéreas e fortalecer a presença das forças de segurança nas áreas de fronteira.

“Antes, as aeronaves precisavam se deslocar de outras regiões do Brasil para o Amazonas para que as operações fossem realizadas. Agora, com essa estrutura, teremos um tempo de resposta muito mais rápido. Estamos colocando todas as forças estaduais à disposição para continuar trabalhando de forma integrada”, destacou o governador Wilson Lima.

O acordo representa um novo capítulo na estratégia de segurança pública do estado, facilitando ações conjuntas entre a Polícia Federal e os órgãos locais para combater crimes transfronteiriços e reforçar a vigilância na região amazônica.


Leia mais:

Governo do Amazonas e ABAV se unem em megaevento de turismo em Manaus: “O maior do Norte”

É oficial! Com investimento de R$ 10 milhões, Governo do Amazonas lança 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins


A Base Amazônia será um ponto de apoio estratégico na região onde convergem Brasil, Colômbia e Peru, por onde entram cerca de 70% das drogas que chegam ao estado, especialmente pelo município de Tabatinga. O acordo, que entra em vigor em junho, terá gestão da Casa Militar do Governo do Estado e representa um avanço no enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas.

Governador Wilson Lima e o diretor da PF, Humberto Freire de Barros. (Foto: Diego Peres/Secom)

Também participaram do ato de assinatura o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, João Paulo Garrido, e o diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire de Barros. A cooperação também prevê o compartilhamento de infraestrutura, otimizando o uso do espaço e reduzindo custos operacionais e de manutenção de aeronaves.

“Com essa parceria que hoje firmamos, vamos dotar a Amazônia com dois helicópteros de maior porte, um helicóptero de menor porte e dois aviões Caravan, que ficarão dedicados à Amazônia, potencializando nossas ações e à disposição de todos que compõem essa grande integração”, pontuou Humberto Freire sobre a estrutura.

Além de reforçar o combate ao tráfico, o acordo fortalece ações logísticas e emergenciais em áreas remotas da Amazônia, melhora o transporte de equipes e insumos, e amplia a capacidade de resposta do Estado em operações integradas de segurança e proteção ambiental.