Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Bombeiros anunciam fim do incêndio em empresas do Distrito, em menos de 48 horas

Bombeiros anunciam fim do incêndio em empresas do Distrito, em menos de 48 horas

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 07 de agosto de 2025

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) anunciou que eliminou todos os focos de fogo da área das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, na zona Leste de Manaus, durante a madrugada desta quinta-feira (7/8). Após quase 48 horas, o incêndio de grandes proporções que atingiu as empresas foi enfim debelado.

Agora, os bombeiros realizam o rescaldo do local com a remoção dos entulhos queimados para garantir que não haja reignição (retorno) do fogo.

O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, declarou:

“Às 6 horas da manhã, nós conseguimos fazer a extinção completa do incêndio. Portanto, uma integração de esforços, de diversas secretarias do Estado em apoio ao Corpo de Bombeiros, fez com que nós, em tempo recorde, em menos de 48 horas, pudéssemos fazer a extinção desse que foi o maior incêndio que a cidade de Manaus já presenciou”.


Leia mais:

“Os trabalhadores da Effa Motors estão com seus empregos assegurados”, garante superintendente da Suframa após incêndio

Vítima de incêndio em fábrica de Manaus teve 44% do corpo queimado


Ao todo, foram 205 bombeiros militares atuando, desde o acionamento da corporação para a ocorrência, que contaram com o apoio de brigadistas da empresa e bombeiros civis. O CBMAM também utilizou, durante esses dois dias de combate ao incêndio, 26 viaturas Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate, várias delas entregues recentemente pelo Governo do Amazonas.

Também foram usados o Líquido Gerador de Espuma, que potencializa o combate às chamas; drones de combate a incêndio; e o efetivo que ingressou no CBMAM há pouco tempo, além dos alunos soldados que estão em formação.

Muniz respondeu:

“Incêndios com essa natureza de material que estava queimando, tecnicamente, leva-se 48 horas para se confinar o incêndio. Nós fizemos em menos de 48 horas a extinção completa. Isso é fruto de muito trabalho, de um trabalho coordenado”.

Ele ainda explicou:

“Hoje, aqui, nós já vamos reduzir o efetivo. Permaneceremos aqui até o final do dia de hoje, da quinta-feira, onde entregaremos a edificação ao proprietário para fazer a remoção total do material que foi consumido e a reconstrução”.

Entenda o caso: incêndio na Effa Motors

O incêndio se iniciou na tarde de terça e logo assustou toda a cidade: a enorme coluna de fumaça preta podia ser vista a vários quilômetros, de diferentes pontos de Manaus.

Uma pessoa ficou seriamente ferida: Letícia Gomes do Nascimento, 26 anos, teve 44% do corpo queimado. Ela está grávida de dois meses e se encontra internada no CTQ do HPS 28 de Agosto. Ela não corre risco de morte.

As causas do incêndio serão investigadas.