
Hospital Delphina Aziz já realizou 200 transplantes renais desde 2023

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte de Manaus, alcançou um marco significativo nesta semana: 200 transplantes renais realizados desde que passou a oferecer o procedimento em 2023. A unidade da rede estadual de saúde tem mantido uma média de 100 cirurgias por ano — número três vezes superior ao registrado em 2022, quando os pacientes só podiam contar com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para realizar o transplante em estados como São Paulo, Paraná ou Ceará.
“A saúde do Amazonas começou a virar a página em julho de 2023, quando o governador Wilson Lima inaugurou os transplantes renais no Delphina Aziz. A evolução tem sido extraordinária e demonstra a força do SUS na nossa região”, destacou a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Com estrutura de ponta e foco em alta complexidade, o Delphina Aziz tem se consolidado como um dos principais centros de transplante do Norte. “Mais do que uma estatística, cada transplante representa uma vida transformada, uma família que voltou a ter esperança”, afirmou Cristian Tassi, diretor executivo da unidade.
O primeiro transplante com doador vivo foi realizado em 5 de julho de 2023. Já o primeiro com doador falecido ocorreu em 29 de junho de 2024 — um avanço que reflete os investimentos feitos pelo Governo do Amazonas na qualificação técnica da unidade.
Leia mais
Aniversário de 93 anos de Coari: programação é alterada com nova atração nacional
O desempenho do Delphina Aziz é mais do que um feito técnico: é uma demonstração de como investimento público e compromisso com a vida podem mudar realidades.