Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Munícipios do Baixo Amazonas ampliam serviço de telesaúde e rede de saúde digital

Munícipios do Baixo Amazonas ampliam serviço de telesaúde e rede de saúde digital

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 21 de junho de 2025

O serviço de Telessaúde nos municípios de Parintins e Boa Vista do Ramos (a 369 e 271 quilômetros de Manaus, respectivamente), na região do Baixo Amazonas foram inaugurados.

Com isso, o programa Saúde AM Digital alcança a marca de 52 telessalas fixas em funcionamento, presentes em Manaus e em outros 16 municípios do interior.

As ações reforçam a política de regionalização da saúde adotada pelo Governo do Estado, que tem garantido acesso gratuito a consultas e exames especializados em todo o estado.

Sempre foi uma preocupação nossa dar as condições para que o povo de Parintins tivesse a atenção, não só durante o festival, mas também depois que o festival acabava, porque a população continua aqui. Hoje estamos fazendo uma entrega que é a Telessaúde. A prefeitura está abrindo espaço para que a gente coloque uma telessala em que os pacientes recebem consultas em 12 especialidades. Agora as pessoas não precisam ir para Manaus para receber atendimento”, afirmou o governador Wilson Lima.

Franco Júnior é filho da idosa Belenita de Vilhena, atendida na estrutura da Telessaúde em Parintins. Ele reconheceu a importância do serviço para os moradores do município.

“No caso da minha mãe, ela tendo a mobilidade reduzida, (a Telessaúde) vem somar e muito com a saúde dela para justamente ter a proximidade com especialistas, renovando as esperanças não só dela, mas as nossas, já que convivemos com ela e acabamos percebendo limitações para gerar uma qualidade de vida melhor. Isso sem dúvidas vai trazer uma melhoria significativa para os idosos”, disse Franco.

Já em Boa Vista do Ramos, Valdemir dos Santos, de 50 anos, foi atendido por um urologista na telessala, evitando os gastos com deslocamento para Manaus em busca da especialidade.

Para mim é um prazer ser um dos primeiros a usar o serviço, porque é uma dificuldade sair daqui para a capital. Antes, a gente precisava sair de barco ou rabeta e agora isso vai beneficiar não somente eu, mas todas as pessoas da cidade”, disse o paciente.

As novas entregas representam um avanço significativo no fortalecimento da saúde no interior, especialmente no Baixo Amazonas, onde mais de 220 mil pessoas já são beneficiadas diretamente pelo Saúde AM Digital. A iniciativa permite que o cidadão agende suas consultas por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) e seja atendido presencialmente nas unidades equipadas ou, quando possível, remotamente por meio do aplicativo Saúde AM Digital.


Saiba mais: 

Filas para Galeras do Bumbódromo só poderão ser formadas a partir do dia 27, decide MP

Parintins 2025: Veja a ordem das apresentações de Garantido e Caprichoso


Além das estruturas físicas, o programa disponibiliza orientação virtual por meio de assistente automatizada, via WhatsApp, no número (92) 3190-1504. O aplicativo também conta com uma aba de ajuda e suporte, facilitando o uso da plataforma, especialmente em áreas com menor conectividade.

As novas estruturas buscam assegurar que a população continue recebendo atendimento especializado, com dignidade e acesso facilitado a profissionais de saúde, mesmo nos municípios mais distantes da capital.

Desde a implantação do programa, as telessalas já foram ativadas nos municípios de Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré, Humaitá, Tapauá, Rio Preto da Eva, Nhamundá, Itacoatiara, Barreirinha, Urucará, Borba, Novo Aripuanã, Anamã, Parintins e Boa Vista do Ramos, além de Manaus, onde o projeto foi iniciado. A expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura nos próximos meses.