Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Balneários são autuados por irregularidades em Manaus

Balneários são autuados por irregularidades em Manaus

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 11 de março de 2025

Dois balneários foram autuados por irregularidades durante fiscalizações, no sábado (08/03), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Manaus. A iniciativa, da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser), busca reforçar a segurança sanitária do público que frequenta esses estabelecimentos.

Ao todo, os fiscais verificaram três balneários, nas zonas Oeste e Norte da capital amazonense. Em um deles, no bairro Redenção, foram registradas várias irregularidades: falta de licença sanitária e certificado de controle de pragas, fiação elétrica exposta no salão de venda de bebidas, além de banheiros com pia quebrada e vaso sanitário sem tampa.

Outro, no bairro Nova Cidade, também estava sem licença sanitária e certificado de controle de pragas. Os dois foram autuados pela equipe da Visa Manaus. O terceiro, no bairro Alfredo Nascimento, encontrava-se fechado no dia da ação.


Leia mais

Balneários para aplacar o calor e curtir a culinária amazônica

VÍDEO: Acidente na Avenida Nathan Xavier deixa um morto e dois feridos


Pelas ocorrências, os dois balneários autuados irão responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.

O diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah, explicou que a ação foi motivada pela grande procura da população por esses estabelecimentos.

“Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, a Visa Manaus se faz presente no maior número de atividades que impactam a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Os balneários são locais muito populares, com alta demanda nos fins de semana, e precisamos monitorar a qualidade desse tipo de serviço. A segurança e a higiene das instalações, as práticas sanitárias no preparo e oferta de alimentos e bebidas, o respeito à lotação, as certificações requeridas, são todos aspectos que podem afetar a saúde dos consumidores, e nossos fiscais têm verificado todos cada um deles de forma minuciosa”, esclareceu.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).