Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Bolsonaro determina que postos divulguem preços da gasolina cobrados antes da redução do ICMS

Bolsonaro determina que postos divulguem preços da gasolina cobrados antes da redução do ICMS

Jornalismo
Por Jornalismo | 07 de julho de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou decreto que determina postos de gasolina a exibirem os preços dos combustíveis praticados no dia 22 de junho de 2022. A data é anterior à sanção do projeto que estabeleceu o teto para as alíquotas do ICMS, em 24 de junho.

A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial da União (DOU) e pretende disponibilizar informação para que o consumidor possa fazer a comparação no momento da compra. O decreto estabelece que a informação deve ser “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”.

 


Leia mais:

Governador do Rio pede para denunciarem postos que não baixarem gasolina

 

Rodrigo Guedes denuncia cartel em postos de gasolina e Diego Afonso rebate: “palanque político”


 

 

Os postos também devem anexar o valor aproximado relativo ao tributo estadual presente no preço final praticado na bomba e o valor relativo à Contribuição para o PIS/Pasep, assim como a Cide-combustíveis, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, que incide sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível.

A medida começa a  vigorar hoje e vai até 31 de dezembro, mesmo prazo estabelecido para o teto do ICMS. O decreto não prevê nenhuma punição. Ao menos 23 estados reduziram a alíquota de ICMS, entre eles, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e o Distrito Federal.

 

Via Agência Brasil