
Bolsonaro recebe carta de Donald Trump: “Estarei observando de perto”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou, na noite desta quinta-feira (17/7), uma publicação em suas redes sociais uma carta enviada a ele pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na mensagem, Trump afirma estar acompanhando o tratamento que Bolsonaro está recebendo do atual governo do presidente Lula (PT).
Segundo a postagem publicada no Instagram do líder da direita no Brasil, Trump inicia o texto saudando Bolsonaro e relatando que está atento à forma como o ex-presidente brasileiro está sendo tratado pelo governo atual. Trump afirma que isso “deve acabar”, referindo-se ao julgamento ao qual Bolsonaro está sendo submetido, acusado de supostamente planejar um golpe de Estado para retornar ao poder.
“Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas. Você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, destacou Trump.
Em outro trecho da carta, Trump demonstra indignação com a situação enfrentada por Bolsonaro e afirma que tem usado, inclusive, tarifas comerciais como forma de protesto contra o governo brasileiro.
Saiba mais:
Débora Menezes tem projeto contra linguagem neutra aprovado na Aleam e questionado pelo STF
“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, escreveu Trump.
Até o momento, Bolsonaro não publicou nenhuma resposta agradecendo a mensagem ou o apoio manifestado por Trump. Em seu perfil oficial, limitou-se a divulgar o documento oficial recebido e a respectiva tradução.
Leia a carta: