Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lula faz pronunciamento e manda recado a Trump: “Interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”

Lula faz pronunciamento e manda recado a Trump: “Interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 17 de julho de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um pronunciamento em rede nacional na noite desta quinta-feira (17/7) falando sobre a taxação de 50% sob produtos brasileiros a partir do dia 1 de agosto, anunciada pelo presidente Norte-americano Donald Trump.

Lula classificou a ação como uma “chantagem inaceitável em forma de ameaça as instituições brasileiras” e reafirmou a soberania brasileira, garantindo que o país não vai se render as ameaças de Trump.

Lula afirmou que foram feitas diversas reuniões com o governo americano e que uma proposta de negociação comercial foi enviada em maio aos EUA.

“Esperávamos uma resposta e o que veio foi uma chantagem inaceitável em forma de ameaça às instituições brasileiras e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse Lula, referindo-se à afirmação de Trump de que o Brasil tem sido comercialmente prejudicial para os Estados Unidos.

Lula também respondeu aos constantes críticas de Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal. Mais cedo, Trump publicou uma carta em defesa de Bolsonaro, afirmando que “este julgamento deve parar imediatamente”, afirmando que o ex-presidente está sofrendo perseguição política.


Leia mais:

Bolsonaro se propõe a negociar com Trump, mas impõe condição: Se o Lula sinalizar para mim

Com veto de Lula, manobra cai e TSE decidirá tamanho das bancadas


“Contamos com um poder judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, o princípio da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, declarou o petista, que demonstrou ainda indignação com a ala apoiadora de Bolsonaro, que vem apoiando a taxação imposta pelos EUA.

Confira a publicação:

“São verdadeiros traidores da pátria. Aposto no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, disparou.

Lula também falou sobre a atuação das plataformas digitais estrangeiras no Brasil, e que elas precisam cumprir regras, afirmando que no Brasil “ninguém está acima da lei”.

“É preciso proteger as famílias brasileiras de indivíduos e organizações que se utilizam das redes digitais para promover golpes e fraudes, cometer crime de racismo, incentivar a violência contra as mulheres e atacar a democracia, além de alimentar o ódio, violência e bullying entre crianças e adolescentes e, em alguns casos, levando à morte, e desacreditar as vacinas, trazendo de volta doenças há muito tempo erradicadas”.

Por fim, Lula também respondeu os recentes ataques americanos sobre o Pix, que entrou na mira das críticas de Donald Trump.

“Não aceitaremos ataque ao PIX, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo e vamos protegê-lo”, garantiu o presidente.