
Fim das autoescolas? Especialista alerta para os riscos da proposta do governo

A proposta do governo federal de mudar as regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e extinguir a obrigatoriedade das autoescolas tem gerado preocupação entre especialistas. Para o educador e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho, a medida pode trazer impactos negativos a longo prazo, tanto para o setor quanto para a formação de condutores no país.
Segundo ele, a iniciativa pode comprometer a qualidade do ensino, enfraquecer a fiscalização e aumentar os riscos de acidentes. Mário também ressalta que as autoescolas cumprem um papel essencial na formação de motoristas mais conscientes e preparados, o que contribui diretamente para a segurança nas vias.
“O governo federal está tentando comparar o modelo de obtenção da CNH no Brasil como se fosse o modelo de obtenção da CNH nos EUA onde as autoescolas só auxiliam no processo de candidatos reprovados na obtenção da CNH”, explicou o educador.
O especialista ressaltou que, embora seja importante buscar melhorias e inovações no sistema de formação de condutores, a eliminação das autoescolas tradicionais sem uma alternativa bem estruturada pode gerar um efeito contrário ao desejado, prejudicando a segurança viária e a formação de motoristas qualificados a longo prazo.
“A extinção da obrigatoriedade das autoescolas no processo de primeira CNH pode ser prejudicial se a gente for levar em conta que cerca de 40% dos condutores inclusive motociclistas não possuem CNH. A medida afrouxaria ainda mais as normas e educação no trânsito. Se a gente tem mais condutores habilitados, temos mais oportunidades de emprego e renda e um trânsito mais seguro”, afirmou.
Leia mais:
VÍDEO: influenciadora viraliza ao tatuar lei usada contra Moraes e dizer que Trump é seu presidente
Alfredo Nascimento não desponta como nome forte na corrida eleitoral de 2026, revela pesquisa IPEN
Ele reforçou a necessidade de o governo avaliar cuidadosamente as possíveis consequências antes de implementar mudanças que possam afetar a segurança e a qualidade do trânsito no Brasil.
Na última terça-feira (29/7), o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda retirar a obrigatoriedade das aulas de direção feitas em autoescolas para conseguir a Carteira Nacional.
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, educador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “Quanto Vale a sua Vida?”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM.
O especialista em trânsito está disponível para entrevistas e maiores esclarecimentos sobre o tema.