
Velório de Preta Gil será aberto ao público no Theatro Municipal do Rio; saiba o dia

O velório da cantora Preta Gil, que faleceu aos 50 anos no último domingo (20/7), será realizado na próxima sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atendendo a um desejo manifestado por ela ainda em vida, a cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h. A informação foi confirmada pela família na noite desta terça-feira (22).
“Velório de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, sexta-feira, 25 de julho, das 9h às 13h: cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Celebraremos sua vida, arte e legado”, informou a família por meio de um comunicado oficial.
Mais cedo, Flora Gil, esposa de Gilberto Gil e madrasta de Preta, explicou pelas redes sociais que ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista, que morreu nos Estados Unidos. A cerimônia de despedida acontecerá no Brasil, onde será realizada também a cremação, conforme divulgou a assessoria de comunicação de Gilberto Gil.
“Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui. Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos”, disse Flora em nota.
Leia mais:
Prefeito do Rio de Janeiro dá nome de Preta Gil para circuito de blocos do carnaval de rua carioca
Preta Gil deixou detalhes de como queria ser velada; saiba
Em uma entrevista ao canal Põe na Roda, no YouTube, Preta chegou a comentar com bom humor como gostaria que fosse sua despedida. “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, brincou, demonstrando o espírito irreverente e alegre que sempre marcou sua trajetória.
Última homenagem
O evento de despedida de Preta Gil deve reunir uma série de artistas e personalidades do meio cultural, refletindo o carinho e o respeito que a cantora conquistou ao longo de sua trajetória. Reconhecida por sua força, talento e autenticidade, Preta construiu laços profundos com nomes de destaque da música, televisão e entretenimento brasileiro.
Presença presidencial esperada
De acordo com informações da coluna de Fábia Oliveira, é esperada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, no velório. A ligação da família Gil com o presidente remonta ao período em que Gilberto Gil, pai da artista, ocupou o cargo de ministro da Cultura entre 2003 e 2008, durante o governo Lula — época em que a relação entre eles se fortaleceu, marcada por amizade e respeito mútuo.