Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cápsula que levava restos mortais para homenagem póstuma se perde no espaço

Cápsula que levava restos mortais para homenagem póstuma se perde no espaço

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 08 de julho de 2025

Uma missão espacial com caráter simbólico e emocional acabou em mistério. A startup alemã The Exploration Company (TEC) perdeu contato com a cápsula “Nyx Mission Possible”, que transportava as cinzas de 166 pessoas, além de sementes de plantas e cannabis, durante uma missão de homenagem póstuma realizada no final de junho.

O projeto foi encomendado pela empresa americana Celestis, especializada em voos memoriais ao espaço. O serviço permite que famílias enviem pequenas quantidades de cinzas ou amostras de DNA de entes queridos, humanos ou animais, para serem lançadas ao espaço como uma espécie de despedida cósmica.


Leia mais

Carro de Diogo Jota estava em alta velocidade, segundo a Guarda Civil espanhola

Katy Perry no espaço: veja quanto custa a viagem ao espaço feita pela cantora e outras 5 mulheres


A proposta da missão era que, após orbitar a Terra, a cápsula retornasse à superfície, com um vídeo especial entregue aos familiares para eternizar o momento em que “seu ente querido tocou o céu”.

No entanto, a trajetória não saiu como planejado. Segundo comunicado da TEC, o módulo chegou a reentrar de forma controlada a partir de uma altitude orbital de 550 km, e chegou a restabelecer brevemente o contato após o pico de aquecimento atmosférico. No entanto, a comunicação foi novamente perdida quando a cápsula atingiu 26 km de altitude, pouco antes da abertura dos paraquedas. Desde então, não houve mais sinal do equipamento.

A empresa afirmou que montou uma equipe de investigação independente para apurar o que aconteceu e prometeu compartilhar os resultados com clientes, investidores e parceiros. Em nota anterior, a startup lamentou profundamente a falha e pediu desculpas às famílias que confiaram suas homenagens ao projeto.