Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Carnaboi 2025 em Parintins leva mais de 20 mil foliões às ruas da ilha

Carnaboi 2025 em Parintins leva mais de 20 mil foliões às ruas da ilha

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 05 de março de 2025

O Carnaval em Parintins foi marcado por uma explosão de emoção, euforia e muita arte nas cores azul e vermelho. Em mais uma edição, o Carnaboi, misturou a folia com o ritmo das toadas do Festival de Folclórico de Parintins, arrastando uma multidão de mais de 20 mil pessoas pelas avenidas da cidade. Com os trios elétricos e os artistas de Caprichoso e Garantido, a folia contou com as tradicionais toadas do festival.

Caprichoso

O espetáculo padrão Caprichoso arrastou uma multidão nos três trios elétricos desta noite de terça-feira de Carnaval (04). O folião azul e branco cantou, dançou e se divertiu com os shows de Júnior Paulain, Edmundo Oran e Patrick Araújo.

Os cantores azulados contaram com uma estrutura com alegorias, itens oficiais, Marujada, dançarinos, Raça Azul, artistas e todo o povo Caprichoso de Parintins e cidades vizinhas, que foram prestigiar a festa.

(Fotos: Michel Amazonas, Pitter Freitas e Yuri Pinheiro)

O primeiro a desfilar foi Júnior Paulain, que apresentou um repertório animado e levantou os torcedores. Organização e animação foram os pontos fortes do bumbá tricampeão do Festival de Parintins.

O apresentador azul e branco, Edmundo Oran, agitou o Carnaboi com um show espetacular. “O Caprichoso sempre proporciona o melhor espetáculo para o povo e no Carnaboi não seria diferente. Somos campeões do Festival e do Carnaboi”, enalteceu.

Para fechar a noite com chave de ouro, o levantador de toadas, Patrick Araújo, mostrou porque é o item nota 10 do Festival de Parintins. Com uma performance empolgante, a jovem estrela do Festival de Parintins encantou o público com um show
apoteótico. “O carnaval se tornou um grande evento no carnaval aqui na ilha Tupinambarana. É uma satisfação imensa, uma felicidade, um prazer estar aqui cantando para a nação azul e branca”, destacou.

(Fotos: Michel Amazonas, Pitter Freitas e Yuri Pinheiro)

O presidente Rossy Amoedo comandou as três apresentações azuladas. Ele afirma que não polpou esforços para criar o melhor espetáculo para o povo de Parintins.

“Nós montamos um espetáculo para o povo parintinense. Brincar de carnaval aqui é muito incrível. Poder fundir as duas culturas. Pra gente é muito gratificante, atravessar essa avenida e mostrar à nação azul e branca que o Caprichoso sempre está preparado. Hoje é um dia festivo!”, comemorou Rossy.


Leia mais:

Carnaboi 2025: a tradicional união do boi-bumbá com o Carnaval em duas noites de festa


Garantido

A apresentação do Boi Vermelho contou com itens oficiais como Batucada, Comando Garantido, Garantido Show e os trios elétricos de Israel Paulain, David Assayag e Sebastião Júnior.

Além dos itens oficiais, a Corte Vermelha e Branca também brilhou na avenida, composta pela Rainha do Carnaval, a Rainha da Diversidade e o Rei Momo, figuras que representam a inclusão e a diversidade.

(Imagens: Yasmin Cadore / Elcio Farias )

O presidente do Bumbá, Fred Goes, destacou que o Boi Garantido é pioneiro em ter uma Corte no Carnailha, valorizando e apoiando outras manifestações culturais e reforçando seu compromisso com a representatividade e a celebração da cultura popular.

“O Garantido mais uma vez mostrou a força do seu povo. A nação vermelha e branca veio em peso, cantou, dançou e fez história no Carnaboi. Esse espetáculo é a prova viva de que o Garantido é o Boi do Povão. Nosso Boi está forte e pronto para mais uma temporada”, afirmou Fred Goes.

(Imagens: Yasmin Cadore / Elcio Farias )

A grandiosidade da festa foi marcada pela apresentação inigualável e contagiante dos itens oficiais e da galera vermelha e branca.

Também estiveram presentes a sinhazinha Valentina Coimbra, a rainha do folclore Lívia Christina, o pajé Adriano Paketá e a porta-estandarte Jeveny Mendonça. A ocasião foi marcada pela despedida de Edilene Tavares no item Rainha do Folclore.