Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Carretas da Saúde chegam às zonas Norte e Centro-Oeste de Manaus; confira os locais

Carretas da Saúde chegam às zonas Norte e Centro-Oeste de Manaus; confira os locais

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 06 de maio de 2025

Com a expectativa de realizar mais de 5 mil atendimentos, as duas Carretas da Saúde do Governo do Amazonas iniciaram seus atendimentos nas zonas norte e centro-oeste de Manaus.

As unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estão instaladas nos estacionamentos da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Monte das Oliveiras, e do Centro de Convenções Vasco Vasques.

Na zona Norte, a Carreta da Saúde vai realizar exames de imagem, incluindo ultrassonografias e mamografias. Os de ultrassonografia abrangem abdômen total, abdômen superior, tireoide, aparelho urinário, próstata via abdominal, além de ultrassons obstétrico, transvaginal e pélvico. Os atendimentos seguem até o dia 30 de maio, no estacionamento da maternidade, localizada na avenida Sumaúma, nº 630.

No local, está também funcionando a Carreta da Tomografia, desde janeiro, com exames em abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervical, torácica e lombossacral.

E no Centro de Convenções Vasco Vasques, a Carreta da Saúde atenderá até o dia 16 de maio, com exames de ultrassonografias e mamografias.

Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem autorização de encaminhamento emitida pelo Complexo Regulador do Amazonas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Leia mais:

SUS começa a substituir papanicolau por exame de DNA, mais eficaz para prevenção de câncer no colo do útero

Wilson Lima pede apoio do ministro da Saúde para ampliar ações no Amazonas


Balanço das carretas

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, falou sobre os resultados do programa:

“Estamos levando exames essenciais para mais perto da população, garantindo acesso rápido e de qualidade. Com as carretas, conseguimos descentralizar o atendimento e reduzir a fila de espera por diagnósticos importantes, como ultrassonografias, mamografias e tomografias”.

Nos quatro primeiros meses de 2025 (de janeiro a abril), as Carretas da Saúde realizaram mais de 17 mil atendimentos na capital e no interior. Contemplaram os municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Novo Airão. Em Manaus, as unidades móveis já passaram pelos bairros Compensa, Monte das Oliveiras e São José, somente este ano.

Em 2024, as carretas ultrapassaram a marca de 32 mil atendimentos, sendo 23,3 mil na capital e 9,1 mil no interior.