Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris tem chuva, Lady Gaga e valores franceses

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris tem chuva, Lady Gaga e valores franceses

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 26 de julho de 2024

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris aconteceu nesta sexta (26/7) em uma cerimônia que foi marcada pela chuva sobre a capital francesa e com muitos trechos pré-gravados.

As delegações dos países percorreram o rio Sena, que corta a capital francesa, em barcos. A delegação brasileira foi uma das embarcações que contou com maior número de atletas a bordo.

Com 274 atletas inscritos, o Brasil entrou na apresentação ocupando um barco inteiro. Isaquias Queiroz, do remo, e Raquel Kochhann, do rúgbi, representaram o Time Brasil na cerimônia de abertura como porta-bandeiras. O barco com a delegação brasileira se apresentou para os presentes com muita festa.

Delegação do Brasil (Foto: Folha de S. Paulo).

Um dos pontos de destaque durante a celebração foi a Torre de Notre-Dame. Imagens da reforma que foi realizada no ponto turístico antes dos jogos. Outro momento marcante foi a apresentação da banda de heavy-metal Gojira, que realizou um show nas janelas da Conciergerie, palácio localizado nas margens do Rio Sena.

Enquanto isso, um personagem mascarado aparecia entre os trechos ao vivo, carregando a tocha pelos telhados de Paris.

A cantora norte-americana Lady Gaga se apresentou, com bailarinos e ao piano. A ela cantou Mon Truc en Plumes”, da francesa Zizi Jeanmaire, e tocou trecho da icônica canção “La Vie en Rose”.

A estrela gravou o show em uma escadaria em frente ao Jardim Tino Rossi. O público a saudou com gritos e aplausos, e Gaga retribuiu. Ela performou duas músicas, uma delas três vezes, e saiu.

Ao todo, 204 delegações participam do evento, além da equipe de refugiados e dos atletas “neutros”, que engloba russos e bielorrussos, por conta da Guerra da Ucrânia. Essa é a primeira cerimônia que não foi realizada dentro de um ginásio. Todo o percurso aconteceu no principal rio de Paris.

No entanto, a natureza aberta da cerimônia tem frustrado muitos espectadores. Reforço na segurança em torno do Sena fez com que não houvesse espectadores ou torcedores na orla.

*Com informações do UOL.