Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada em capela no Vaticano; entenda

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada em capela no Vaticano; entenda

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 02 de maio de 2025

A chaminé que sinaliza a escolha do novo papa foi instalada nesta sexta-feira (2/5), por funcionários do Vaticano na Capela Sistina, que será usada para queimar as cédulas do conclave.

Conclave 

A reunião começa em 7 de maio, com os cardeais usando a chaminé para dizer ao mundo se elegeram um novo líder da Igreja Católica, que conta com 1,4 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo.

Fumaça

Após a votação, a fumaça preta significará que não há decisão, enquanto a branca anunciará que há o 267º papa.

Chaminé

A chaminé pode ser vista da Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas devem se reunir durante o conclave para acompanhar o resultado da votação.

Imagem: Reprodução da Internet

Leia também:

Em último gesto, Papa Francisco doou 200 mil euros para ajudar prisioneiros na Itália

Conclave 2025: bastidores, candidatos e rituais do processo que escolherá o novo papa


Morte do papa

Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foram as causas da morte do Papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21/4) o Vaticano.

O boletim médico do Vaticano foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

Segundo a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).

O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasia múltipla, hipertensão e diabete tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.

Veja abaixo:

Imagem: Vaticano

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos. Ele passou 38 dias internado para tratar do seu quadro de pneumonia bilateral, e estava se recuperando.

Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013. Francisco ocupou por 12 anos o cargo máximo da Igreja Católica.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano.

*Com informações de Vatican News