Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Começa reunião de paz entre EUA e Ucrânia, após maior ataque com drones contra a Rússia

Começa reunião de paz entre EUA e Ucrânia, após maior ataque com drones contra a Rússia

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 11 de março de 2025

Teve início nesta terça (11/3) em Jeddah, na Arábia Saudita, reunião das delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia – a informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

As discussões têm como objetivo “estabelecer as bases para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial” entre a Rússia e a Ucrânia, segundo informam as partes envolvidas.

A reunião acontece poucas horas após ataque ucraniano com drones contra a capital russa, Moscou, na madrugada desta terça-feira (11). O Ministério de Defesa russo informou que 337 drones foram direcionados contra a Rússia, sendo 91 deles para Moscou. De acordo com o Ministério russo da Defesa, ao menos duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas por destroços dos projéteis.

Participam da reunião, pelo lado ucraniano, o chefe do escritório do presidente, Andriy Yermak, o ministro das Relações Exteriores, Andriy Sibiga, o ministro da Defesa, Rustem Umerov, e o vice-chefe do escritório do presidente, Pavlo Palisa.

Já pelos Estados Unidos, participam da reunião o secretário de Estado, Marco Rubio, e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Michael Waltz. Os principais temas da reunião são o acordo de paz e as relações bilaterais entre as duas nações.


Leia mais:

Em discurso, Macron critica a Rússia e pede união da Europa pela Ucrânia; governo de Putin reage

Zelensky se arrepende de discussão com Trump e diz estar pronto para acordo


Desentendimentos entre Ucrânia e EUA

A reunião de hoje é o primeiro encontro de representantes dos dois governos desde o bate-boca entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Donald Trump na Casa Branca.

Depois do episódio, Trump decidiu suspender o envio de ajuda militar para a Ucrânia, como forma de pressionar, ainda mais, o governo Zelensky.

*Com informações de Metrópoles