Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“As decisões do Supremo devem ser respeitadas”, declara Davi Alcolumbre em solenidade do Congresso

“As decisões do Supremo devem ser respeitadas”, declara Davi Alcolumbre em solenidade do Congresso

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 03 de fevereiro de 2025

O Congresso Nacional deu início ao ano legislativo nesta segunda-feira (3/2), em sessão solene realizada no plenário da Câmara dos Deputados. O evento marcou oficialmente o começo dos trabalhos parlamentares e foi precedido pela eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara e Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado, ocorrida no último sábado (1º).

Em seu primeiro discurso como presidente do Congresso, Davi Alcolumbre destacou a necessidade de equilíbrio entre os Poderes, especialmente no contexto das emendas parlamentares e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). “As decisões do Supremo devem ser respeitadas, mas é igualmente indispensável garantir que este Parlamento não seja cerceado em sua função primordial de legislar e representar os interesses do povo brasileiro”, afirmou Alcolumbre.

A sessão contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e ministros como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública).


Leia mais

Não larga o osso: David Reis assina Diário Oficial da CMM durante viagem particular

Ausente em posse de Cidade, David visita obras no Parque Encontro das Águas Rosa Almeida


A mensagem presidencial, lida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE), 1º secretário da Câmara, destacou os avanços do governo e mencionou a realização da COP30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA). O presidente enfatizou a parceria com o Congresso para promover crescimento econômico, geração de emprego e responsabilidade fiscal.

O ministro Barroso ressaltou a importância do diálogo entre os Poderes como base da democracia. “Pensamento único só existe nas ditaduras. A característica da democracia é a conversa e a capacidade de diálogo”, afirmou.

O novo presidente da Câmara, Hugo Motta, comprometeu-se a conduzir os trabalhos com “temperança, equilíbrio, sobriedade e diálogo”. Para ele, a diversidade de opiniões no Parlamento é fundamental para o processo democrático.

Antes da sessão, houve um ato cívico com tropas das Forças Armadas, incluindo a execução do Hino Nacional e uma salva de 21 tiros de canhão. Alcolumbre e Motta subiram juntos a rampa do Congresso, sendo recebidos por representantes dos outros Poderes e líderes partidários no Salão Negro.

O início do ano legislativo reforça o compromisso do Congresso com a articulação democrática e a busca por soluções para os desafios do Brasil, com foco na autonomia parlamentar e na colaboração entre os Poderes.