Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
David Assayag cantará pela última vez em 2025 como levantador de toadas do Boi Garantido

David Assayag cantará pela última vez em 2025 como levantador de toadas do Boi Garantido

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 19 de fevereiro de 2025

Na noite desta quarta-feira (19/02), o Boi Garantido anunciou em seu perfil oficial do Instagram que o seu levantador de toadas oficial, David Assayag, defenderá o Item 2 do bumbá pela última vez em 2025.

Mesmo ainda em época de carnaval, o Garantido anunciou o time de itens encarnados que fará parte do espetáculo de 2025, “Boi do Povo, Boi do Povão”, e será reforço na busca pelo 33º título, com isso foi anunciada algumas mudanças nos itens para o Festival de Parintins, com novidades, ausências e despedidas.


Leia mais:

Boi Garantido anuncia Jevenny Mendonça como nova porta-estandarte e Lívia Christina como rainha do folclore


No quadro musical, a surpresa foi a ausência de Sebastião Júnior como Levantador de Toadas, função que ocupa desde 2010. Em seu lugar, David Assayag retorna como o oficial levantador de toadas – marca que, segundo a publicação, simboliza sua despedida do Festival de Parintins. Conhecido como “A Voz da Amazônia”, David acumula mais de 30 anos de carreira na toada de boi-bumbá.

“David Assayag será o Levantador de Toadas de 2025, ele tem seu nome na história do Festival. O ano de 2025 será marcado pela despedida da Voz da Amazônia, defendendo o item no Boi do Povão”, disse a publicação oficial.

Boi Garantido e o levantador David Assayag (FOTO: Gilson Mello)

Trajetória de David Assayag

David iniciou sua carreira cantando no Boi Caprichoso nos anos 1980, mas não chegou a ser item oficial. Em 1994, David Assayag torna-se o levantador oficial de toadas do Boi Garantido, onde permaneceu durante quinze anos. Em 1996 junto com o Boi Garantido, escoou a toada “Vermelho” que foi um grande sucesso no Brasil e em Portugal. No Boi Garantido, David teve o espaço que sempre quis para mostrar o seu talento, ganhou fama e tornou-se valorizado e foi reconhecido como a melhor voz do Amazonas.

Em 2009, foi contratado pelo Boi Caprichoso retornando às origens, o que obviamente foi bastante polêmico e repercutiu intensamente na mídia amazonense. Em 2020, após dez anos no Boi Caprichoso, ele anunciou que estaria de volta ao Boi Garantido.